Vereador lembra Paulo Freire no dia da Educação

Embora a data já tenha passado, o vereador Almir Fernando (PCdoB), fez questão de lembrar o dia 28 de abril, Dia da Educação, homenageando o educador Paulo Freire, considerado um dos maiores educadores do mundo. De acordo com o parlamentar a educação começa na família, a partir do exemplo dos pais, no dia a dia. “A família é complementada pela escola que habilita o jovem na escolha de uma profissão. Se as pessoas têm acesso à educação de qualidade, aumentam as chances de terem uma vida mais digna e exercerem sua cidadania”.

Almir Fernando lembrou que pesquisas na área de educação mostram que um terço dos brasileiros frequentam diariamente a escola. São mais de 2,5 milhões de professores e 53 milhões de estudantes matriculados em todos os níveis de ensino. “Estes números apontam para um crescimento no nível de escolaridade do povo brasileiro, importante para a melhoria do desenvolvimento”.

O vereador ressaltou que o Censo de 2010, do IBGE, mostrou uma redução no índice de analfabetismo. Em 2000, segundo ele, os analfabetos correspondiam a 13,63% da população com 15 anos ou mais. Este índice caiu para 9,6% em 2010. Segundo o parlamentar, a queda se deveu principalmente aos investimentos feitos em educação nos últimos anos.  Ele citou o programa Bolsa Educação que tem tirado milhares de crianças do trabalho infantil, assim como o programa Educação de Jovens e Adultos, além da valorização dos professores.

Almir Fernando frisou que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação trouxe avanços no sistema educacional brasileiro porque tornou a escola um espaço de participação social. Desde a década de 70 que Paulo Freire se dedicou à educação popular e por isso foi declarado oficialmente Patrono da Educação Brasileira. “Ele é considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, e influenciou um movimento chamado pedagogia crítica. A homenagem de hoje vai para o dia da Educação e para o educador Paulo Freire que é uma inspiração para várias gerações de professores, onde o diálogo é utilizado na edcucação como forma de levar os alunos a despertar a consciência”.

 

Em 08.05.2012, às 16h07