Vereador pede cadastro para títulos de terra de Casa Amarela

Durante a reunião desta quarta-feira, 4, o vereador Almir Fernando (PCdoB) fez apelo ao governador do Estado no sentido de criar um cadastro com nomes de proprietários de títulos de terra concedidos ainda no governo de Miguel Arraes para que eles possam registrar em cartório suas propriedades.

Segundo ele, o título foi concedido desde àquela época, mas os cartórios cobram caro para fazer o registro definitivo de posse, mesmo que seja para herdeiros. “O governador Eduardo Campos reconheceu recentemente a importância da concessão dos títulos. No entanto, alguns conseguiram registrar e outros não e de lá para cá o processo se arrasta”.

Almir Fernando explicou que o Estado criou a lei para obrigar os cartórios a fazerem gratuitamente o registro desses títulos, no entanto, a lei não seria fiscalizada e aplicada na prática. “Da mesma forma que as leis municipais, as estaduais nem sempre são fiscalizadas e cumpridas. Não adianta ter o título e não fazer o registro em cartório. Por isso é necessário criar um cadastro para saber quem já registrou e quem falta. O governador tem ciência do que acontece e por isso faço este apelo para que providências sejam tomadas. Já tentei marcar com o presidente da Cehab e com o secretário Danilo Cabral e não consegui”. 

Em 04.05.11, às 17h32.