Vereador pede climatização nos transportes públicos do Recife
De acordo com a matéria, entende-se por meios de transportes públicos coletivos de passageiros todos os veículos de propriedade das empresas detentoras das permissões e concessões de exploração do transporte público coletivo de passageiros, das diversas linhas no município do Recife. As empresas teriam o prazo máximo de seis meses para a implantação do sistema de climatização em todos os veículos da frota.
Segundo o vereador Alcides Teixeira Neto, o transporte público de passageiros no Recife e Região Metropolitana sempre foi e continua sendo alvo das mais duras críticas por parte da população. “Uma das razões para essa insatisfação é o sucateamento dos veículos, os quais apresentam baixa qualidade de manutenção e reposição demorada. Devido à demanda, os coletivos andam completamente lotados, com carga máxima frequente e operações extremamente satisfatórias no tocante aos resultados financeiros”.
O parlamentar ressaltou que a constante labuta diária dos trabalhadores e trabalhadoras, homens e mulheres, estudantes e o público em geral, incluindo-se nesse grupo os próprios operadores do sistema, “sofrem com o trânsito lento e caótico, com as temperaturas altíssimas beirando facilmente os 40 graus Celsius. A situação dos usuários de transporte coletivo que pagam pelo serviço é muito difícil porque não recebem como contrapartida uma viagem segura, confortável e com a devida climatização. Ao invés disso, ficam expostas a stress, cansaço, calor insuportável, baixa do rendimento e produtividade no trabalho, facilidade em adoecer, entre outros fatores já comprovadamente estudados”.
A instalação dos equipamentos nos coletivos, ainda segundo o vereador Alcides Teixeira Neto, evitaria altos níveis de insalubridade dos usuários e operadores. “Bem como valorizaria, e muito, o transporte coletivo, o sistema e as empresas permissionárias, favorecendo os seus clientes que utilizam com frequência e diariamente esses veículos”.
Em 08.01.2018 às 10h01.