Vereador pede comissão para intermediar greve dos ônibus

Lamentando mais um dia de caos vivido pela população do Recife, em virtude das paralisações dos ônibus, o vereador Raul Jungmann (PPS) solicitou a formação de uma comissão parlamentar para ajudar a resolver o impasse. A mesa diretora da Câmara Municipal indicou os vereadores Henrique Leite (PT), Osmar Ricardo (PT), André Régis (PSDB), Aline Mariano (PSDB) e o próprio Raul para compor o grupo. A categoria alega que o Tribunal Superior do Trabalho revogou decisão do Tribunal Regional do Trabalho, que havia concedido 10% de reajuste à categoria. De acordo com o TST o aumento será de 6%.

Jungmann argumentou que o reajuste dado pelo TRT (10%) se fazia necessário porque a categoria recifense é a que menos ganha no país, exercendo as mesmas funções de seus colegas em outras cidades. “O sindicato teve de demonstrar para a população o retrocesso criado pela revogação do aumento concedido pelo TRT. Por isso acho fundamental a intervenção do poder público para livrar os recifenses dessa agonia e intermediar o conflito”.

Osmar Ricardo lamentou o sofrimento metropolitano imposto à população, especialmente nos terminais de integração. “A direção anterior do Sindicato da categoria não se preocupava com os trabalhadores, mas hoje é diferente. A direção tem mostrado as necessidades da categoria”. Aline Mariano alegou que essa discussão precisa ser séria para se descobrir o que acontece. Muitas vezes o problema é de gestão. “A mobilidade é um dos grandes problemas causados pela falta de transporte público”.

Henrique Leite alertou que mesmo sendo movimento classista fica claro que o problema é outro. “Nenhum governo tem gerenciamento de crise, e não há plano claro de mobilidade. É preciso ter equipe para gerenciar conflitos e diminuir o sofrimento do povo. As greves vão continuar acontecendo porque as categorias vão continuar lutando por seus direitos”.

 

Em 25/08/2014 às 17h23