Vereador pede manutenção constante nos canais

O vereador Almir Fernando (PCdoB) elaborou projeto de lei (PLO 152/2014) com o objetivo de criar um programa de manutenção nos canais do Recife para evitar alagamentos nos períodos de chuva. O texto prevê ainda ações educativas e fiscalização para conscientizar a população a não jogar lixo nos canais da cidade. De acordo com o projeto, que encontra-se em tramitação nas Comissões, alguns convênios com empresas e órgãos poderão ser firmados para o programa ser executado.

Segundo o parlamentar, os serviços de limpeza precisam ser realizados sempre e as pessoas que jogam lixo nos canais têm que entender que esses locais não são esgotos a céu aberto, representando perigo constante. “A sujeira impede a livre passagem das águas pluviais, causando transtornos para muita gente nos dias de chuva e contribuindo também para a disseminação de doenças”, frisou.

Os serviços de limpeza dos canais, de acordo com o vereador,  são muito importantes e têm que atender em ciclos as comunidades, promovendo a retirada de mato e lixo jogado persistentemente ainda por populares. Ele comentou que a situação dos canais é sempre questionada quando fortes chuvas atingem a cidade, paralisando ruas e avenidas e colocando em risco muitas edificações. “É necessário um monitoramento e manutenção de forma preventiva de forma a evitar que os problemas atinjam situações críticas e de difícil solução”.

Em 17.11.16 às  14h06.