Vereador presta homenagem aos 70 anos do Sinjope

Sete décadas de trabalhos e de conquistas marcam a história do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope), que tem como data de fundação o dia 27 de novembro de 1947, ou pelo menos essa é a data que registra a sua Carta Sindical. No entanto, a história da organização sindical dos jornalistas pernambucanos começa um pouco antes, em 1941, segundo registro feito pelo jornalista Luiz Veloso. E pelos relevantes serviços prestados à sociedade, a instituição foi homenageada em reunião solene na manhã desta quarta-feira, 29, pelo vereador Ivan Moraes (PSOL).

Fizeram parte da mesa, a jornalista Claudia Eloi, ex-presidente, e o atual presidente do Sinjope, Juliano Domingues.  A vereadora Marília Arraes (PT) presidiu a solenidade. O vereador Ivan Moraes ressaltou a importância em prestar homenagem à instituição. “Fui presenteado, em meu primeiro mandato, de fazer esta solenidade ao sindicato ao qual pertenço. Vivemos em um tempo turbulento e não é a primeira vez que falo sobre a carreira jornalística. A nossa dor não aparece nos jornais”.

Ivan Moraes pontuou que vem discutindo a carreira jornalística nos discursos realizados na Casa. “A gente tem a cobertura corriqueira, mas curiosamente os colegas acabam nem sabendo que discutimos o direito dos trabalhadores jornalistas. Temos acompanhado o sofrimento para obter o piso salarial, que é uma conquista recente da categoria. E o valor é bem aquém do que a gente gostaria”. O parlamentar elogiou as novas modalidades de comunicação, tendo como objetivo prevalecer a democracia. “Faço lembrança de outras formas de jornalismo que vêm aparecendo no Brasil, boas alternativas que mostram à sociedade que o jornalismo está mais vivo do que nunca. E a gente deseja que o Sindicato complete mais e mais anos, sempre lutando por jornalistas respeitados e que o interesse do governo não prevaleça”.

Após o discurso do parlamentar, um diploma comemorativo aos 70 anos foi entregue e dois ex-funcionários foram citados e homenageados na tribuna: Osnaldo Moraes, com 30 anos de Sindicato e Alberto Luiz, com 42 anos dedicados ao Sinjope. O Presidente do Sinjope, Juliano Domingues, ressaltou a luta da instituição em seus 70 anos de existência. “O Sinjope completa sete décadas de histórias de luta em defesa da categoria, do jornalista, da jornalista, do jornalismo. Nunca é demais lembrar que sem jornalismo não se constrói uma democracia. São 70 anos, mas a missão da atual diretoria não é menos complicada. As tecnologias impuseram novas dinâmicas à relação capital-trabalho. Não podemos fugir desse debate, ao contrário. É preciso refletir sobre nosso papel na sociedade pós-industrial”.

O presidente lembrou que o quadro atual é de crise no mundo, "no Brasil e no campo da comunicação e que em tempos de redes sociais, de fake news e de pós-verdade, não é tarefa fácil defender o jornalismo como ferramenta indispensável à uma sociedade mais informada e, assim, mais livre para tomar suas decisões. O Sinjope comprou essas e muitas outras brigas. São missões árduas e costumeiramente ingratas. Mas quem disse que seria fácil? Essa resistência é o que nos une e nos fortalece. É ela que nos faz seguir adiante”.

Juliano Domingues concluiu suas palavras defendendo os jornalistas e todos os que passaram pelo Sinjope. “Seguiremos na nossa luta em defesa da democracia. O governo Temer procura enfraquecer a luta sindical a qualquer custo. Nossa derrota já foi anunciada? Quem sabe? Só o tempo dirá, mas temos uma certeza: detestaríamos estar no lugar de quem tenta nos vencer. Ter essa certeza já é, por si só, motivo de comemoração. Obrigado mais uma vez, vereador Ivan Moraes, e parabéns ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco e aos que fizeram e fazem essa historia. E vida longa ao Sinjope”.

Ao encerrar a solenidade, a vereadora Marília Arraes (PT) lembrou  a importância dos meios de comunicação à sociedade. "A mídia teve papel principal no processo que culminou no desmonte do estado brasileiro e vemos tantos jornalistas resistindo e que, de fato, precisamos de liberdade de imprensa. Há muito o que se avançar na democratização nos meios de comunicação".

Em 29.11.17 às 12h19.