Vereador propõe atividades esportivas para deficientes
A participação no Projeto Esporte Paraolímpico na Escola será facultativa, autorizada pelo responsável e condicionada a exame médico especializado que ateste as aptidões dos alunos. O Poder Executivo fica também autorizado a firmar parcerias com instituições públicas ou privadas, especializadas em esportes para pessoas com deficiência.
Alfredo Santana acredita que, além dos benefícios fisiológicos proporcionados pela atividade física, o projeto também ajudará no restabelecimento da autoestima e na diminuição da depressão provocada pelo impacto da nova realidade. “Essas pessoas, taxadas de “incapacitadas” e excluídas das atividades normais da sociedade, encontram no esporte uma forma de reintegração, provando sua capacidade de realizar diversas atividades físicas. Normalmente, o esporte funciona até como uma forma de reentrada no mercado de trabalho, já que a pessoa descobre como lidar com suas limitações“.
O parlamentar também destaca a importância e a contribuição dos profissionais de Educação Física para o sucesso do Projeto Esporte Paraolímpico. “A dar oportunidade de prática esportiva para os alunos com deficiências, esses professores estarão rompendo e substituindo muitos paradigmas, da incapacidade pela capacidade e da exclusão pela inclusão. Certamente a maior vitória nesse processo será nossa contribuição para a formação de cidadãos mais conscientes, justos e solidários”.
O projeto de lei ainda não tem data definida para ser votado em plenário, mas já está tramitando nas Comissões de Legislação e Justiça, Educação, Cultura, Turismo e Esportes, Defesa dos Direitos Humanos, Saúde e Bem Estar Social e Finanças e Orçamento.
Em 11.03.2011.