Fred Ferreira propõe capacitação para pais de recém-nascidos
De acordo com o projeto, as orientações serão ministradas antes da alta e contemplarão instruções para assistência em casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita de bebês. Os hospitais e maternidades deverão informar aos pais ou responsáveis legais, que decidem se querem participar ou não, sobre a existência e a disponibilidade do treinamento, ainda durante o acompanhamento pré-natal.
“Para as mães e pais sem experiência, surge sempre a pergunta: O que fazer quando o bebê se engasgar, já que manobras arriscadas podem levar a criança a óbito? A morte de recém-nascidos pode ser evitada, através de medidas preventivas simples, as quais, infelizmente, não são de conhecimento de todos”, destaca o parlamentar.
Fred Ferreira lembra ainda que, segundo especialistas em pediatria, é comum a ocorrência de engasgamento com líquido, leite materno ou mesmo saliva em bebês com menos de um ano de idade. “Essa proposta é para que os responsáveis conheçam técnicas simples e cuidados básicos de prevenção”.
Em 10.01.19, às 12h40.