Vereador propõe capacitação para prevenção ao uso de álcool

Os professores da rede municipal de ensino infantil e fundamental poderão ser inseridos em cursos de capacitação sobre a política municipal de prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Esse é o objetivo do projeto de lei de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PT), que se encontra em tramitação nas Comissões de Legislação e Justiça; Educação, Cultura, Turismo e Esportes; Finanças e Orçamento; Higiene, Saúde e Bem Estar Social e Direitos Humanos.

“O curso de capacitação deverá ser realizado com o intuito de orientação e acompanhamento a estudantes para a propagação de projetos e informações sobre os riscos do uso do álcool e outras drogas. A importância da educação municipal contribui bastante para o desenvolvimento dos alunos, sobretudo no aspecto de interesse social como a prevenção ao uso de álcool e outras drogas”, ressaltou o vereador.

De acordo com a proposta, é facultado ao poder público municipal realizar parcerias ou convênios entre entidades da sociedade civil, empresas de iniciativa privada, dentre outros órgãos públicos e privados, a fim de estabelecer ações conjuntas que possam contribuir com a capacitação desses profissionais. “O álcool e as drogas atingem diretamente alguém da família ou próximo do círculo do cidadão e alimenta indiretamente um ciclo de violência, insegurança e risco à saúde que, de alguma maneira, traz consequências para toda sociedade. O empenho dos profissionais de educação deve estar atribuído a melhorias nas mais diversas ações e a capacitação no combate a estes malefícios dentro da sociedade é de suma importância. E devem ser abordadas, também, ações como debates e campanhas, entre outras atividades que deem suporte neste tema. Assim, a aprovação deste projeto de lei, certamente virá a contribuir com a conscientização dos estudantes sobre o tema e, consequentemente, irá contribuir para todo âmbito social”, contuou Luiz Eustáquio.

 

Em 08.01.2013, às 9h49.