Vereador propõe criação de escola de ciclismo
O projeto de lei número 141/2013 já foi enviado às comissões de Legislação e Justiça; de Educação, Cultura, Turismo e Esportes; de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito; de Finanças e Orçamento e de Obras, Planejamento Urbano, para análise e emissão dos pareceres. O aumento do uso das bicicletas no Recife, segundo Davi Muniz, vem ocorrendo por conta dos valores das tarifas do transporte coletivo e sua qualidade, pelos transtornos dos engarrafamentos, para se obter uma maior mobilidade no deslocamento diário, aliado ao despertar de uma consciência ambiental e busca por melhor qualidade de vida.
A escola, diz o projeto de lei, será responsável pela formação de ciclistas conscientes e responsáveis, através de planos e objetivos de aulas a ser cumprido ao final do curso. Caberá à CTTU estabelecer o tempo de curso para que os objetivos e metas sejam alcançados e à Secretaria de Educação do Município definir as questões pedagógicas e metodológicas. “O projeto tem uma proposta educativa e de preocupação com aqueles que encaram como alternativo e necessário o uso da bicicleta. Não basta apenas a construção de ciclovias, é preciso educar o cidadão para utilizar as ciclovias de maneira correta e consciente, fazendo desse meio de transporte um meio seguro, pois sabemos da necessidade de garantir a bicicleta como meio de transporte saudável e consciente”, disse o vereador.
Ao justificar o projeto de lei, Davi Muniz argumenta que o número de ciclistas pelas ruas e avenidas do Recife vem aumentando e ocasionando, ao mesmo tempo, uma verdadeira disputa entre carros, ônibus e pedestres. “De modo que, cresce igualmente o número de acidentes envolvendo ciclistas, principalmente daqueles que se utilizam da bicicleta para chegar ao seu trabalho, dos quais, muitos não respeitam as regras de trânsito, como também são desrespeitados pelos condutores de veículos, que costumam não compartilhar as vias por essa modalidade”, disse.
Em 27.08.2013, às 11h50.