Vereador propõe criação de Momento do Frevo em rádios

Às vésperas do Carnaval, o vereador Marco Aurélio Medeiros (PTC) deu entrada em projeto de lei, o de número 04/2013, que institui o Momento do Frevo nos programas das rádios recifenses. A matéria, que tem como objetivo a promoção das culturas recifense e pernambucana, já foi encaminhada às comissões de Legislação e Justiça e de Educação Cultura Turismo e Esportes. “Este projeto de lei tem por objetivo a promoção da mais autêntica cultura recifense e pernambucana”, justificou o vereador.

De acordo com a proposta, as emissoras de rádio deverão escolher, dentro de sua programação, um espaço para a divulgação do frevo, que hoje é Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. “Não trata esse projeto de querer impedir que outros ritmos façam parte do nosso cotidiano, mas temos que estabelecer as condições mínimas para que novos artistas das novas gerações tenham o desejo de criar, desenvolver novos frevos e que encontrem espaço nas rádios da nossa capital”, afirmou.

No projeto de lei Marco Aurélio resgatou um breve histórico e as características do ritmo mais famosos do Carnaval pernambucano. Ele conta que, surgido no Recife no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Na época “eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte”, conta.

Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo, registra o vereador em seu projeto. As sombrinhas coloridas estilização, que hoje são usadas para dar mais beleza à dança, foram inicialmente utilizadas “como armas de defesa dos passistas que remetem diretamente a luta, resistência e camuflagem, herdada da capoeira e dos capoeiristas, que faziam uso de porretes ou cabos de velhos guarda-chuvas como arma contra grupos rivais”, afirmou. 

Em 05.02.2013, às 11h25.