Vereador propõe datas de criação dos bairros da Mustardinha e do Bongi

A partir de projetos de lei que encaminhou à Câmara Municipal do Recife, o vereador Estéfano Menudo (PSB) busca resgatar a história de dois tradicionais bairros da Zona Oeste: o de número 139/2016 institui a data 15 de novembro de 1825 como marco inaugural de criação da Mustardinha; e o de número 140/2016 estabelece que o bairro do Bongi foi oficialmente criado no dia seis de setembro de 1853. Se fossem leis, hoje, a primeira comunidade estaria completando neste 2016, portanto, 191 anos e a outra, 163.

Ambos os projetos de lei foram distribuídos para as comissões de Legislação e Justiça; e o de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, onde já cumprem prazo de emendas e posteriormente irão receber pareceres dos relatores. O projeto 139/2016 diz que o Calendário de Eventos do Recife irá incluir o dia 15 de novembro  como aniversário da Mustardinha e o 140/2016 prevê a mesma homenagem para o bairro do Bongi, sendo, no caso, o dia seis de setembro.

O vereador propõe, ainda, que nos aniversários ocorram eventos em que os “aspectos infraestruturais, sociais, culturais e políticos poderão ser debatidos, mediante realização de palestras e debates entre os agentes políticos, empresariais e sociais, como também outras atividades que possam atendam à finalidade da respectiva data comemorativa”.

Estéfano Menudo, no projeto de lei da Mustardinha, afirma que “o nome do bairro está relacionado ao apelido do dono de um sítio no qual a povoação teve origem, chamado Manuel Mustardinha. Era uma área onde o proprietário cultivava verduras e hortaliças, inclusive a Mostardeira, uma erva comestível.” E acrescenta que Bairro que atualmente conta com uma área comercial vasta e bastante populosa, vem crescendo no que diz respeito aos aspectos infraestruturais e de participação social, política e econômica. Outros aspectos que também se desenvolvem no bairro é a revelação de artistas locais e entidades que se destacam apoiando a comunidades em suas deficiências mais acentuadas.

Em relação ao projeto de lei do Bongi, o vereador também fez um registro da história da comunidade. “É um bairro que integra a quinta região político-administrativa do Recife. Limita-se com os bairros de San Martin, Mangueira, Prado e Afogados. É controversa a grafia do nome do bairro. Uma corrente diz que o nome teve origem no fato de o local ser cortado por uma estrada, denominada Estrada das Boiadas, e o termo derivaria do verbo mugir, variando para Bongi (como a Prefeitura do Recife utiliza). Outra corrente diz que seu nome derivaria do Tupi, Bon'ji, significando rio que faz curva, o que daria a grafia Bonji (utilizada pelos Correios).”

O Bongi conta, atualmente, com uma área comercial vasta e bastante populosa, diz Estéfano Menudo. “Vem crescendo no que diz respeito aos aspectos infraestruturais e de participação social, política e econômica. Outros aspectos que também se desenvolvem no bairro é a revelação de artistas locais e entidades que se destacam apoiando a comunidades em suas deficiências mais acentuadas. Tradicionalmente, na data de 6 de setembro, a comunidade celebra a festa de criação do referido bairro, que costumeiramente conta com a participação de aproximadamente 15 mil pessoas”, diz.

 

Em 15.11.2016, às 12h.