Vereador propõe instalar semáforos à base de energia solar

Os novos equipamentos de semáforos destinados à sinalização de trânsito, instalados nas vias públicas do Recife, poderão funcionar tendo por fonte de energia a utilização de energia solar. Isso é o que prevê o projeto de lei 27/2015, de autoria do vereador Alfredo Santana (PRB), que foi encaminhado esta semana à Câmara Municipal. O texto já foi distribuído para as comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento e de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, que analisarão e darão o parecer.

De acordo com a proposta do vereador, os equipamentos serão dotados de células fotovoltaicas para conversão de raios solares em energia armazenada, em baterias próprias para esse fim. “É urgente que não mais a Cidade passe pelo transtorno dos veículos trafegarem em velocidade reduzida, prejudicando o deslocamento das pessoas, em razão do apagão de sinais de transito por qualquer chuva mais forte. Se a tecnologia atual permite que esses equipamentos funcionem tendo por fonte de energia a utilização de energia solar, já é chegada a hora da implantação dessa energia”, justificou Alfredo Santana.

Para instalar os semáforos à base de energia solar, o Poder Executivo deverá, segundo o projeto de lei, elaborar cronograma anual para substituição progressiva dos semáforos que ainda funcionam por meio de energia elétrica, fornecida de modo convencional para os novos equipamentos à base de energia solar. “O aquecimento solar provém de fonte limpa e constante, além de ser vantajoso se comparado a qualquer outro, tanto em relação ao meio ambiente como ao custo”, explicou. Ele argumentou que o desperdício de eletricidade é tão grande na nossa sociedade que, todos os dias, ocorrem enormes gastos. Os semáforos, segundo o vereador, são um grande exemplo de desperdício. “Afinal, eles passam 24 horas funcionando e não podem ser apagados em nenhum dia do ano”.

Alfredo Santana ressaltou que países como os Estados Unidos e alguns europeus, com menor incidência de luz solar, estão mais avançados do que nós. “Na China 80% do aquecimento de água é feito através de energia solar. Na cidade de Rizhao, com cerca de 3 milhões de habitantes, os sinais de trânsito têm células fotovoltaicas. Ao adotar como modelo os semáforos alimentados por energia solar a Cidade do Recife assume atitude inovadora que vai ajudar a generalizar o uso”, observou.