Vereador propõe mudar o nome da Caxangá

Uma das avenidas mais antigas do Recife e considerada a mais longa em linha reta do Brasil, com percurso reto de mais de seis quilômetros, a Avenida Caxangá pode ter o seu nome alterado por força de um projeto de lei que está tramitando na Câmara Municipal do Recife. De acordo com a proposta do vereador Edmar de Oliveira (PHS), o corredor de trânsito passará a se chamar Avenida Caxangá Prefeito Antonio Farias.

Assim que os trabalhos legislativos sejam retomados, com o fim do recesso parlamentar no dia primeiro de fevereiro, o projeto passará a ser discutido nas comissões temáticas, onde receberá pareceres. Ao justificar a sua intenção de alterar o nome da avenida, Edmar de Oliveira disse que é do  “senso comum o desejo de uma homenagem póstuma a um dos grandes políticos que muito contribuiu para as melhorias do estado de Pernambuco”.

O vereador fez um breve histórico da vida pública de Antônio Farias, que foi prefeito do Recife, deputado estadual, federal e senador. “Muito importante foram algumas de suas obras desenvolvidas durante sua gestão à frente da Prefeitura do Recife, como o Viaduto Joana Bezerra e a Avenida Recife. Se na vida pública Farias foi brilhante, não foi diferente na empresarial. O Grupo Farias, fundado em Pernambuco, em 1960, firmou-se como um dos maiores do País na atividade sucroalcooleira”.

Caso seja aprovado o projeto, esta será segunda grande homenagem ao ex-prefeito Antônio Farias. O Terminal Integrado de Passageiro, TIP, hoje chama-se TAF, Terminal Antônio Farias, embora a população continue chamando-o de TIP. Historicamnente, as mudanças de nomes de avenidas e equipamentos urbanos tradicionais nem sempre são assimilados pela população. É o caso da Avenida Norte, que hoje se chama Avenida Norte Miguel Arraes e do Aeroporto Internacional do Recife, que recebeu o acréscimo “Gilberto Freyre”.

A Avenida Caxangá, que liga o bairro da Madalena ao de Caxangá, na divisa com o município de Camaragibe, teve sua construção iniciada em 1833. No século XIX, era denominada de Estrada de Paudalho. Num relatório redigido dez anos depois pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier, foram enumeradas as vantagens dessa estrada para o Recife. A via passou por várias mudanças na sua estrutura e na sua denominação. Foi também chamada de Estrada do Ambolê.

A razão do nome Caxangá é indefinida. Há historiadores que acham que a palavra tem origem indígena. A avenida foi calçada com paralelepípedos durante o Estado Novo, na administração do prefeito Novaes Filho. Na terceira gestão de Pelópidas da Silveira, ela foi ampliada. Em dezembro de 1966, houve a inauguração de uma segunda faixa de rolamento em cimento armado, evento que contou com a presença do então presidente da República Marechal Humberto Castelo Branco. Hoje, possui um corredor exclusivo de ônibus e faz parte do projeto do Corredor Leste-Oeste do Recife.

Em 20.01.2010, às 12h30