Vereador quer data para comemorar criação de Brasília Teimosa

Situada na zona sul do Recife, entre os bairros do Pina e Boa Viagem e área do Porto do Recife, o Bairro de Brasília Teimosa pode ganhar mais uma data para comemorar. É o que propõe o Projeto de Lei de autoria do vereador Eduardo Chera (SDD) que institui o dia 21 de setembro como data simbólica para celebração da criação do bairro. A proposta está em tramitação nas comissões temáticas da Casa de José Mariano. Caracterizada por uma linha contínua de recifes paralela à costa e bem próxima da praia, Brasília Teimosa surgiu da ocupação de uma área denominada Areal Novo.

O vereador lembrou que o local ficou destinado à construção do Parque de Inflamáveis do Porto do Recife, que nunca aconteceu. O terreno ficou em litígio e acabou sendo invadido. O nome Brasília Teimosa surgiu quando em janeiro de 1956, cinco pescadores chegaram ao Rio de Janeiro vindos do Recife em uma pequena jangada para assistir a posse do presidente Juscelino Kubitschek e chamar a atenção para a comunidade, que vivia sob ameaças de expulsão do local ocupado.

 

Ainda de acordo com Eduardo Chera, Brasília Teimosa passou por vários projetos de urbanização como a do programa Pró-moradia e a transferência das famílias para um terreno na Vila Moacir Gomes, cedido à Prefeitura do Recife. Duas propostas que acabaram não acontecendo. Um novo projeto urbanístico, envolvendo a Prefeitura do Recife e o governo federal aconteceu. “Esse plano efetivou-se a partir de janeiro de 2004 com a retirada das palafitas e a alocação dos moradores para um conjunto habitacional no bairro do Cordeiro. O bairro é a mais antiga invasão urbana do Recife, por isso merece todas as homenagens”.

 

Em 24.07.2015.