Vereador quer desligar lombadas

Está tramitando na Câmara do Recife projeto de lei de autoria do vereador Marcos Di Bria (PTdoB), tornando obrigatório o desligamento das lombadas eletrônicas de trânsito no horário de “pico”, diariamente, no Recife. A proposta prevê ainda que sejam criados critérios para evitar engarrafamentos no horário de grande fluxo de veículos nas principais artérias e avenidas da cidade.

O vereador considera na proposta que as lombadas eletrônicas se tornaram obstáculos e transtorno em várias vias para condutores de veículos, no chamado horário de grande fluxo. “Criadas para inibir a velocidade em área de grande movimentação, verificamos diariamente, a sinalização obrigatória se tornar um instrumento tecnológico que leva o condutor a coibir seu excesso, em um sistema ainda muito polêmico e exaustivo, causando muitos engarrafamentos, principalmente nos horários em que todos desejam chegar ao seu destino”.

Ele diz que o projeto de lei traz na essência tentar evitar grandes engarrafamentos em trechos críticos, em que são instaladas as lombadas eletrônicas, em horário de maior movimentação e fluxo de veículo. Isso traz risco de assalto para os motoristas e o desbloqueio e monitoramento nas vias pode oferecer ao motorista uma vantagem de chegar ao destino com mais rapidez.

Marcos Di Bria propõe ainda que, além do desligamento das lombadas eletrônicas, no mesmo prazo, devem ser promovidas ações e campanhas educativas para segurança e trafegabilidade. “Minha proposta tem como única intenção salvaguardar a vida dos motoristas de nossa cidade e melhorar a mobilidade do trânsito, que deverá  fluir com mais rapidez”.

Em 29.07.2013, às 12h22