Vereador quer instituir teste da linguinha em recém-nascidos

Os recém-nascidos do Recife poderão contar com o teste da linguinha nas unidades de saúde. Pelos menos é o que prevê o projeto de lei do vereador Jairo Britto (PT). De acordo com a proposta, os responsáveis pelos nascimentos deverão encaminhar os recém-nascidos à Secretaria de Saúde do Município para agendar o procedimento junto a um Fonoaudiólogo. O mesmo deve acontecer durante a época da vacinação ou campanhas para esse fim. Prevê ainda que as despesas com a implantação da lei se aprovada, correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, ou suplementadas, se necessário.

De acordo com o parlamentar, o “teste da linguinha”  é  importante  para diagnóstico precoce e, quando necessário, o tratamento adequado, corrigindo problemas imediatos como sucção na amamentação, deglutição, e, posteriormente, a mastigação e fala. “O teste da linguinha, idealizado pela Fonoaudióloga, Roberta Martinelli, ganhou projeção mundial pelos benefícios proporcionados. O exame leva menos que cinco minutos e é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Jairo Britto informou que de acordo com o trabalho da fonoaudióloga, quando um bebê nasce com a língua presa, por falta de informação, muitas famílias sofrem em silêncio as várias dificuldades que pode causar. “Há bebês que têm alterações no ciclo de alimentação, causando estresse tanto para ele quanto para a mãe. Há crianças com dificuldades na mastigação, adolescentes com dificuldades nos relacionamentos pessoais devido às incorreções, além de crianças e adultos com distorções na fala, afetando a comunicação, o relacionamento social e o desenvolvimento profissional. Lei semelhante a esta já vigora em algumas cidades brasileiras e tramita em diversas outras como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte”.

Em 22.07.13, às 15h