Vereador quer regulamentação de mototaxistas

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) comunicou no plenário, nesta terça-feira, 22, que vai encaminhar um requerimento ao secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, solicitando a regulamentação do serviço de mototaxista no Recife. O motivo seria trazer mais segurança às pessoas que já usam o transporte informal, especialmente, na periferia. “Essa é uma prática muito comum no Recife, e não há controle nem fiscalização por parte da gestão municipal, o que aumenta os riscos para os passageiros”, alertou o parlamentar.

Para o parlamentar, a regulamentação traz vantagens para o usuário, que ganha segurança ao utilizar o serviço; para os motociclistas, que terão treinamento e estarão mais qualificados para exercer a função; e para a cidade como um todo, com a criação de novas oportunidades de trabalho e a redução dos números de acidentes de trânsito. “É primordial que a Prefeitura dê atenção a essa prática. Sabemos que pessoas não habilitadas prestam esse serviço, que crianças são transportadas sem nenhuma segurança e que o número de acidentes só faz crescer”.

Ele lembra que a maioria dos leitos dos hospitais hoje é ocupada por vítimas de acidentes com motos. “Se nos preocupamos com a qualificação das pessoas que fazem uso da moto, evitamos esse tipo de coisa. Apelo para que, o que é feito hoje de modo aleatório, possa ser instituído oficialmente no Recife”.

A regulamentação do serviço já é uma realidade em capitais como Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte e Salvador. “Acho que o Recife não pode deixar passar em branco, mesmo porque, esse tipo de transporte não vai tirar o espaço do transporte público, e sim ocupar um nicho carente de atendimento, que são os pequenos trechos feitos pelas pessoas nas periferias”, explicou Wanderson.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) é autor de um projeto com conteúdo semelhante já apresentado na Casa e rejeitado nas comissões. Ele reforça que o serviço é utilizado nos bairros e que não seria fácil acabar com essa prática. “Treinando esse pessoal, mostrando a necessidade de ter mais segurança e higiene dos passageiros e até oferecendo um equipamento de melhor qualidade, podemos melhorar essa prestação de serviço”, defendeu.

Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Eurico Freire (PV) também parabenizaram a iniciativa e acreditam que a discussão é pertinente. “À medida em que for usado adequadamente, com a devida segurança, podemos pensar em regulamentar um serviço que já é parte da rotina da cidade”, disse Eurico.

Isabella de Roldão (PDT) ainda não tem opinião formada sobre o assunto, mas acredita que antes da regulamentação deve haver fiscalização do serviço que é prestado hoje de forma irregular e campanhas de conscientização para que motociclistas sejam mais cautelosos no trânsito.

Para Osmar Ricardo (PT) apesar de o tema ser pertinente, o pedido do colega não será aceito.  “Recife regulamentar o serviço  é o mesmo que o governo do estado regulamentar o transporte alternativo das cidades vizinhas. O governo já é comprometido com as empresas de ônibus e não vai abrir novas possibilidades”. Ele sugeriu que Wanderson Florêncio promova uma audiência pública para ter uma visão geral sobre o assunto.

 

Em 22.09.15, às 17h26