Vereador quer reservar vagas de estacionamentos para motos

Numa cidade em que é grande a quantidade de usuários de motocicletas, o Recife pode vir a reservar 5% de todas as vagas de estacionamento situadas em seus logradouros públicos e privados para serem exclusivas de ciclomotores e motocicletas. É o que propõe o projeto de lei 47/2017, de autoria do vereador Marcos di Bria (PSDC), que já foi encaminhado para análise das comissões de Acessibilidade e Mobilidade Urbana e de Legislação, Justiça e Redação.

“Milhares de motociclistas circulam pelas ruas do Recife diariamente e enfrentam dificuldade para encontrar espaços onde possam estacionar regularmente suas motos. Essa situação acaba por gerar o estacionamento em locais inapropriados, como em cima de calçadas, criando, por consequência, infrações à legislação de trânsito”, afirmou o vereador na justificativa do projeto de lei.

Os espaços físicos de estacionamento que forem destinados exclusivamente a ciclomotores e motocicletas, para efeito do projeto de lei, poderão receber a quantidade de veículos que for compatível com a metragem da área reservada. Por isso, quando o número absoluto de vagas correspondente a 5% das vagas dos logradouros públicos e privados forem menores do que uma vaga, será reservada o mínimo de uma vaga para ciclomotores e motocicletas.

 

Cada logradouro, quando dispuser de vagas de estacionamento, deverá ter placas indicativas para as vagas reservadas. “Considerando que uma única vaga de automóvel pode acomodar diversas motocicletas ou diversos ciclomotores, acreditamos que a reserva de 5% do total de vagas de estacionamento de um logradouro para motocicletas e ciclomotores poderá auxiliar o atendimento das necessidades dos motociclistas recifenses, além de estimular a melhoria da mobilidade urbana”, acredita Marcos di Bria.

 

Em 22.03.2017, às 11h45.