Vereador reclama de propaganda sobre educação

O vereador André Régis (PSDB) reclamou dos gastos feitos com propaganda sobre as escolas municipais feita pela Prefeitura do Recife. Segundo ele, a realidade apresentada na propaganda veiculada nos meios de comunicação sobre as escolas municipais não condiz com o que é veiculado. “As crianças aparecem junto com as mães, sorridentes, bem fardadas. Refleti sobre o qu vi e conclui que a gente devia gastar esse dinheiro em propaganda educativa, levantando os problemas existentes e discutindo com a população suas soluções”.

O vereador enfatizou que quando anda pelas escolas a realidade encontrada é outra diversa daquela apresentada. Ele informou que fez pesquisas no semestre passado onde ficou evidente que 51,6% das escolas têm alunos com limitação motora, mas 63,1% das unidades não têm rampas de acesso. Cerca de 78,4% não contam com quadras poliesportivas, 61% apresentam problemas com rede eleétrica, sendo que  54,9% dos prédios não têm saneamento básico. “Há muito mais transtornos na rede escolar. Para se ter ideia só 1% dos alunos recebeu fardamento completo e estamos na virada do semestre”.

André Régis alertou ainda para os problemas existentes nas creches. De acordo com a pesquisa dele, 98,4% não receberam brinquedos, 33% não receberam a quatidade adequada de camisas e shorts. “Nosso Ideb é 4,1 para o ensino fundamental I, e de 2,9 para o fundamental II.  A apredizagem do portugues chega a 22% e de matemática a 16% no fundamental. No fundamental I e no II, portugues chega a 9% e matemática a 2%”.  O vereador lembrou que o Recife é a quarta pior cidade em educação do país. Das 27 capitais, o Recife ocupa a 23ª posição na educação, ou seja, na lanterna.

Priscila Krause (DEM) concorda com a abordagem feita pelo colega. Segundo ela, quando se compara o mundo virtual mostrado na propaganda e o mundo real, há um choque. Ela acha que o dinheiro gasto deveria ser investido em propaganda educativa e não em publicidade, ainda mais em época eleitoral.

 

 

Em 04/08/2014  às 16h50