Vereador repercute pesquisa do Ipea

Com base em uma pesquisa do Ipea divulgada semana passada, o vereador Rinaldo Júnior (PRB) lamentou constatação feita pelo estudo colocando o Recife como a capital de maior vulnerabilidade social. Para ele está praticamente impossível de se morar na cidade em virtude do crescimento dessa vulnerabilidade. Por isso ele, convidou a população para participar de uma Audiência Pública na sexta-feira na Câmara do Recife para debater o desemprego, que faz crescer a vulnerabilidade. Pelo menos 66% da população desempregada vive em Recife.

Rinaldo Júnior comentou que a população sente o resultado para pesquisa no dia a dia. “Está impossível pegar um ônibus sem ser assaltado, virou loteria, não sabemos se tem médicos nos postos e hospitais. Vamos reagir”.  Ele disse que os parlamentares têm a obrigação constitucional de fiscalizar, mostrar as dificuldades esses índices puxam para baixo a cidade. Por isso, vamos debater o desemprego que de janeiro a julho deste ano apresentou 7.475 demissões.

André Régis (PSDB) considera que este tema deveria ser discutido com mais frequência na Casa, porque é acertado debater o que foi feito e o que não foi feito. O índice divulgado é uma constatação e significa exclusão, que tende a aumentar. “Uma gestão sem compromisso com a modernidade da educação, infraestrutura, com aprendizado correto e eficiente leva a isso. É a educação quem tira as condições da condição de vulnerabilidade. As pessoas inseridas na vulnerabilidade são vítimas de um sistema educacional falido. De cada cem alunos, apenas 28 conseguem aprender o português e 20 não sabem matemática”.

 

 

Em  29/08/2017 às 17h45.