Vereador saúda Dia Mundial da Educação

O Dia Mundial da Educação é para o vereador André Régis (PSDB) um dia para se comemorar, mas especialmente para se refletir, pois não há sociedade próspera, segura, com qualidade de vida que não tenha investido na educação. Lembrou que em 1950 o Brasil, a Finlândia e a Coreia do Sul apresentavam enormes dificuldades na educação. O Brasil parou, enquanto os dois países evoluíram e muito, dando salto qualitativo na educação de suas crianças.

Segundo ele, o Brasil tinha imensa população analfabeta e ainda hoje apresenta 10% de analfabetos, sem contar com o analfabetismo funcional. No entanto, hoje a Finlândia e a Coreia fazem parte das primeiras posições em rankings de índices internacionais de qualidade em educação. “Essa é a diferença em se investir na qualificação dos professores, tão bem remunerados, na Finlândia, quanto médicos e engenheiros. Não há estrutura tecnológica sofisticada, uma sala de aula comum, mas o investimento é feito no intelecto do professor. Foi uma opção política desses países em investir no professor para melhorar a qualidade do ensino”.

André Régis lamenta porque ficamos para trás. O Brasil, segundo ele, não é exemplo a ser segundo, pois não temos muito a comemorar. Para ele, o governo municipal precisa priorizar o ensino infantil, a educação de base. “Cada aluno custa R$ 800,00 mês o que demonstra que tem dinheiro, mas não tem planejamento. Falta capacidade gerencial e por isso defendo a federalização do ensino municipal para que a União seja a responsável pela educação para tentar mudar essa realidade trágica”.

 

Em 28/04/2015 às 18h08