Vereador solicita voto de aplausos a criador de Livroteca

O vereador Gilberto Alves (PTN) solicitou, em plenário, nesta terça-feira, 30, voto de aplausos e congratulações a Ricardo Gomes Ferraz. Mais conhecido por Kcal Gomes, o morador da comunidade do Bode, na Zona Sul da cidade, criou a Livroteca Guardiã, para incentivar a leitura nas crianças do bairro. “Ele foi capaz de mudar um pouco da realidade de sua comunidade através de um grande gesto”.

Aos 11 anos, quando conheceu os versos de Cecília Meireles, o menino apaixonou-se pela leitura, e nunca mais parou. Hoje, garante ter lido mais de cem publicações.  Passou a juventude a colecionar livros do sebo, e o sonho de dividir seu acervo literário com outras pessoas o fez criar uma livroteca na palafita onde morava, no Bode.  

A história de Kcal Gomes ficou conhecida após reportagem publicada no Jornal do Commercio, em 2008. A partir da repercussão da matéria, o espaço saiu da palafita para se tornar o Primeiro Ponto de Leitura, apoiado pelo Ministério da Cultura, um projeto que envolve atualmente 120 crianças da comunidade. A vida de Kcal também virou filme, no documentário “A mão e a luva – a história de um traficante de livros”, do cineasta italiano Roberto Orazi.

Para Gilberto Alves, os fatos justificam a solicitação de voto de aplausos. “São exemplos assim, de luta pela cultura e cidadania da comunidade, que precisamos estimular em nosso país. Parabéns a Kcal e a todas as pessoas que lutam por um país melhor”, finalizou.

Em 30.11.10, às 16h35.