Vereador solicita voto de aplausos a criador de Livroteca
Aos 11 anos, quando conheceu os versos de Cecília Meireles, o menino apaixonou-se pela leitura, e nunca mais parou. Hoje, garante ter lido mais de cem publicações. Passou a juventude a colecionar livros do sebo, e o sonho de dividir seu acervo literário com outras pessoas o fez criar uma livroteca na palafita onde morava, no Bode.
A história de Kcal Gomes ficou conhecida após reportagem publicada no Jornal do Commercio, em 2008. A partir da repercussão da matéria, o espaço saiu da palafita para se tornar o Primeiro Ponto de Leitura, apoiado pelo Ministério da Cultura, um projeto que envolve atualmente 120 crianças da comunidade. A vida de Kcal também virou filme, no documentário “A mão e a luva – a história de um traficante de livros”, do cineasta italiano Roberto Orazi.
Para Gilberto Alves, os fatos justificam a solicitação de voto de aplausos. “São exemplos assim, de luta pela cultura e cidadania da comunidade, que precisamos estimular em nosso país. Parabéns a Kcal e a todas as pessoas que lutam por um país melhor”, finalizou.
Em 30.11.10, às 16h35.