Vereadora Ana Lúcia realiza solene para homenagear mulheres

Numa solenidade festiva que lotou o plenário da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Ana Lúcia (PRB) fez homenagem às mulheres, na manhã desta quarta-feira, 29, dando continuidade as comemorações do mês em que há um dia dedicado a elas. “Durante séculos, o papel da mulher foi marcado e restrito essencialmente às funções de mãe, esposa e dona de casa. Ao homem, estava destinado o exercício de uma profissão, de um trabalho remunerado fora do núcleo familiar. Com as atuais mudanças na legislação dos diversos países, pode-se pensar que não existe mais qualquer diferença entre homens e mulheres. Entretanto, isso fica reduzido ao âmbito da previsão legal, uma vez que a prática demonstra que há ainda muitos preconceitos em relação ao papel da mulher na sociedade”, alertou a vereadora.

A solenidade homenageou, em especial, 44 mulheres. A reunião foi presidida pela vereadora Michele Colins (PP), começou às 10h30 com o Hino Nacional, executado pela banda da Polícia Militar. “É com emoção que realizo esta primeira sessão solene do meu mandato e não podia ser diferente. Homenageio a mulher, o que é motivo de muito orgulho para mim. Reconheço em cada uma a minha história e me vejo dentro da vida delas. Nós mulheres temos esse sentimento de pertencimento e todas aqui presentes tem um pedaço da essência do que é ser mulher”, disse a professora Ana Lúcia. Fizeram parte da mesa a juíza de direito titular da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital, Marylúsia Pereira Feitosa Dias de Araújo; a representante da Igreja Universal do Reino de Deus de Pernambuco, Eliane de Oliveira Simões Pereira; professora Elaine Oliveira dos Santos; a secretária executiva da Mulher no Recife, Inamara Melo, representando o prefeito Geraldo Júlio; e os deputados estaduais Sílvio Costa Filho e Ossésio Silva.

As mulheres foram homenageadas, conforme disse a própria vereadora na justificativa, por “exercerem influência positiva na questão do empoderamento feminino, por terem uma trajetória marcada por desafios e vidas pautadas na luta por uma sociedade mais humana, pela coragem para denunciar injustiças, o descaso e as omissões muitas vezes enfrentadas pelas  mulheres, e também por atuarem para minimizar as consequências dos abusos e do sofrimento que tantas  têm enfrentado”. Ela fez um breve histórico da luta das mulheres em busca de novas conquistas e afirmou que “é verdade que nos últimos tempos, principalmente nos grandes centros urbanos, nas famílias de classe média, a situação tem se modificado um pouco, com a figura do novo homem que assume a divisão das tarefas caseiras e da educação dos filhos com a mulher. Mas, se no âmbito familiar começa a haver uma nova relação, mais próxima do ideal, entre homens e mulheres, na sociedade em geral, a posição da mulher continua a sofrer as consequências dos velhos preconceitos que, ainda de forma velada, limitam o pleno exercício de seus potenciais”.

As mulheres que receberam homenagem durante a solenidade foram: a juíza Marylúsia Pereira  Feitosa Dias de Araújo; Eliane de Oliveira Simões Pereira; médica Cláudia Vasconcelos Wanderley; professora Elaine Oliveira Santos; a jornalista Maria Gracilane Araújo da Silva; a professora Elaine Oliveira dos Santos; a chefe do cerimonial da Câmara Municipal do Recife, Ana Cristina Falcão Torti; a representante de evangelização EVG-PE, Daniella Luiz dos Santos; a representante do projeto Celebe, Gilvania Maria Gonçalves Arante; a representante do projeto T-Amar, Elizangela Ferret de Paula Ferreira; a representante  do projeto Mães em oração, Denilda de Souza Terra Nascimento; a representante da Força Jovem universal, Juliana Paz;  a representante  da Escola Bíblica Infantil e de Adolescentes, Ruth Delana; a representante Godllywood, Sueli Brigido; a esposa do deputado Ossésio Silva, Sueli das Graças Claro da Silva; a representante da Administração da Igreja Universal do Reino de Deus, Ana Cláudia de Souza Gomes.

As vereadoras Aline Mariano (PMDB), Irmã Aimée (PSB), Marília Arraes (PT), Michele Collins, Natália de Menudo (PSB), Denise Almeida (Olinda) e Maria da Conceição (Timbaúba); e também a jornalista Éden Pereira, chefe do departamento de Comunicação da Câmara Municipal do Recife; empresária Cristina Bezerra de Mello Lemos Costa; delegada da Mulher da Capital, Ana Elisa Fernandes Sobreira Galindo; cantora Priscila Senna; oftalmologista Arielle Ferreira Patriota; dentista Daniele Nascimento Souza Barbosa; capitã PMPE Lúcia Helena Salgueiro; professora Shirley da Costa Sírio; gestora do Hospital Altino Ventura, Leilian Gomes Chaves; guarda municipal Ana Paula da Silva.

E ainda: professora de estética Aldenira Dantas; consultora de vendas Fernanda Carolina Silva de Albuquerque; manicure Marlene da Silva Carvalho; recepcionista da Câmara Municipal do Recife, Kátia Maria Fernandes de Lima; recepcionista Sandra Dantas Uchôa de Brito; representantes do Movimento Negro Feminino, Marta Almeida; doméstica Maria Rufino de Melo Nunes; serviços gerais Edjane Maria de Freitas; estudante Stella Roseno Trajano da Silva; a mãe Edileusa Trajano e a cozinheira Maria Edvania Teixeira Costa.

A vereadora Ana Lúcia disse, porém, que a solenidade era mais que uma homenagem: "O meu desejo é que seja também um convite à reflexão sobre a contribuição feminina no cenário social, em várias funções que desempenham, com uma dedicação muitas vezes não reconhecida", destacou. Cada uma das homenageadas recebeu um diploma e uma rosa. Um cantor da banda e conjunto da Polícia Militar cantou a música Mulher, de autoria do compositor Erasmo Carlos. Ao final das entregas a professora Elaine Oliveira santos entregou um ramalhete de flores à vereadora Ana Lúcia.

A juíza Marylúsia Pereira Feitosa Dias de Araújo foi escolhida para fazer o discurso de agradecimentos, representando todas as mulheres. “Na verdade, eu gostaria era de ouvir uma por uma de vocês, mas como fui a escolhida, tenho a dizer que estou muito gratificada, emocionada e alegre com a homenagem que todas recebemos”. A juíza disse que gostou de estar entre as homenageadas porque a vereadora Ana Lúcia escolheu representantes de profissões diferentes. “Achei interessante a variedade de profissões que foram homenageadas. Foi uma iniciativa muito inteligente. Todas as profissões são importantes e nenhuma função é mais significativa que a outra. Pretendo adotar esse mesmo critério em outros eventos”. Ela aproveitou para homenagear duas funcionárias da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital, da qual é titular, e que estavam presentes na solenidade e informou que a Vara fica localizada na Rua Dom Manoel Pereira, 170, Santo Amaro, Recife.

O deputado Sílvio Costa Filho representou todos os homens na solenidade dedicada às mulheres. “É uma alegria, vereadora Ana Lúcia, participar desta justa homenagem”. Ele afirmou ainda que a vereadora Michele Collins, que presidiu a solenidade, é “uma referência desta Câmara” e parabenizou a todas as homenageadas’. Garantiu que observou “a história de cada uma das mulheres que recebeu a homenagem, exemplos de vida e de trabalho”. E acrescentou que defende a tese de que “todos os dias deveriam ser das mulheres, e que o mundo deveria ser governado por elas, que são mais humanas, trabalhadoras e atenciosas”.

 

Em 29.03.2017, às 12h30.