Vereadora celebra campanha Outubro Rosa

A Campanha “Outubro Rosa”, ação realizada em todo o mundo, para alertar o crescimento de casos de câncer de mama e chamar a atenção das mulheres na prevenção da doença, foi o tema do pronunciamento da vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde desta quarta-feira, 08. “A iniciativa procura mobilizar a sociedade sobre a importância dos cuidados com a saúde da mama, destacando a necessidade da detecção precoce do câncer para maiores chances de cura. O objetivo é conscientizar às mulheres que devem fazer o auto-enxame todo mês, o exame clínico todo ano e a partir dos 40 anos, a mamografia anualmente”.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2014 no Brasil, a estimativa é que ocorram 57.120 novos casos de câncer de mama, que é o tipo de câncer que mais mata mulheres.  “A taxa de mortalidade ainda é alta, comparada a dos países desenvolvidos, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágio avançado. São dados alarmantes, portanto, as políticas de saúde devem ser concentradas predominantemente na sua prevenção e diagnóstico recente”, destacou Aimée Carvalho.

A vereadora lembrou que segundo pesquisadores americanos os casos de câncer de mama entre as mulheres de 25 a 34 anos aumentou,  com progressões cada vez menores nas mulheres mais velhas. “Torna-se necessário alertar os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama como: histórico familiar, idade, menopausa tardia, ingestão de bebidas alcoólicas, exposição a radiações ionizantes antes dos 35 anos, a primeira gravidez depois dos 30 anos e também o fato de não ter filhos”.

Para chamar a atenção da importância da prevenção do câncer de mama, várias instituições do Recife aderiram à ação Outubro Rosa. “Na Prefeitura, além de serviços das secretarias de Saúde, da Mulher e de Administração e Gestão de Pessoas, desde o dia 1º de outubro, o edifício-sede foi iluminado na cor rosa. Além disso, durante todo o mês, estão sendo desenvolvidas ações em todos os Distritos Sanitários da cidade para reforçar a luta contra o câncer de mama".

A vereadora Aimée Carvalho ressaltou também que, segundo a secretaria de Saúde, atualmente sobram vagas para exames preventivos na rede municipal de saúde. “A expectativa da campanha é de que sejam realizados mais de 4 mil exames no mês de outubro, nas clínicas conveniadas, e quase 2 mil no mamógrafo móvel. A incidência do câncer de mama está aumentando. Por isso é importante procurar os serviços de saúde. A mamografia é o principal exame para detectá-lo em estágio inicial".

 

Em 08.10.2014, às 15h38