Vereadora cobra manutenção de residencial no Cordeiro

Vários moradores do Casarão do Cordeiro lotaram a sessão plenária desta segunda-feira (21) para acompanhar o discurso da vereadora Aline Mariano (PSDB). A parlamentar cobrou do secretário de Habitação do Recife a manutenção do habitacional que foi entregue em 2005 pela Prefeitura do Recife aos antigos moradores das palafitas de Brasília Teimosa e da Vila Vintém II. “Há um ano exibi aqui no plenário um vídeo do local, do que ficou inacabado e dos problemas de gerência condominial. Alojaram 900 famílias em um espaço inacabado. Poucos anos de construção e o prédio já apresenta sérios problemas e os moradores se queixam por viverem nessa situação”.

Danos estruturais, lixo, alto valor nas contas de energia elétrica, falta de transporte, de creches e de cursos profissionalizantes foram alguns dos problemas apontados pela vereadora. “O prédio pode comprometer a vida das pessoas que moram lá. A situação é exatamente a mesma de um ano atrás, prédio abandonado, pessoas sem ganha-pão, falta de gestão condominial. Tudo que foi prometido foi negado, inclusive o dinheiro da manutenção que faz parte do projeto”. 

Segundo a vereadora, 12 milhões de reais foram gastos na obra e 560 mil reais foram reservados pela prefeitura para manutenção do habitacional. “Fizemos uma audiência publica, em abril de 2009, com o secretário Heraldo Selva que empenhou a sua palavra de que em setembro esse montante seria utilizado para a manutenção. Depois, ele me pediu um tempo até dezembro do ano passado, mas nada aconteceu e esse dinheiro não apareceu”. Ela disse que vai agendar uma reunião com o titular da pasta para cobrar a promessa. 

O tema repercutiu entre os vereadores. A líder da Oposição na Câmara, Priscila Krause (DEM), destacou a necessidade uma gestão condominial. “São pessoas que nunca moraram em prédio e que precisam aprender como se faz”. Ela também criticou a prefeitura do Recife pelas propagandas. “Que um habitacional antigo tenha esses tipos de problemas, rachaduras, má conservação, podemos até admitir. Tirar as pessoas das condições precárias em que vivem merece nosso apoio, mas precisa dar condições que não estão sendo dadas. O que me espanta é uma manchete como a do Jornal do Commercio da semana passada onde um habitacional que acabou de ser entregue apresenta problemas. Na propaganda não tinha nada disso, nada manchado, mas o que vimos é exatamente o contrário”. Ao final, Priscila se mostrou otimista. “Embora os prazos tenham sido desrespeitados e palavras descumpridas, continuo acreditando que vamos chegar a uma solução e espero que em breve isso esteja resolvido”.

O vereador Jairo Britto (PHS) também se mostrou solidário à luta dos moradores, mas disse que é preciso cobrar da construtora as melhorias físicas no prédio. O parlamentar defendeu o Executivo ao ressaltar a política habitacional do Governo. “A questão habitacional é uma das mais eficientes que já houve de um gestor do Recife, dando moradia digna aos que mais precisam. Mais de duas mil habitações foram entregues pelo prefeito naquela área”.

Em resposta, Aline Mariano disse estar cobrando do contratante que é a Prefeitura do Recife e prometeu aos moradores presentes agendar uma reunião com Heraldo Selva para resolver os problemas.

Em 21.06.2010, às 18h.