Vereadora cobra providências para evitar queda de árvores

A queda de um oitizeiro de 18 metros, no bairro do Espinheiro, na última sexta-feira, parou o trânsito da Zona Norte do Recife e danificou cinco automóveis estacionados em um supermercado. Na Câmara, durante a sessão plenária desta segunda-feira (19), a vereadora Aline Mariano (PSDB) solicitou à Comissão de Meio Ambiente da Casa um encontro com integrantes da CTTU e Emlurb. “Moradores têm dificuldades no atendimento da Emlurb. É importante essa reunião para que a gente possa cobrar das autoridades providências. Essas raízes já estavam fofas e a gente já percebe o ônus que isso tem causado para as calçadas, mas os moradores não podem tomar nenhuma iniciativa porque podem ser multados. Então cabe ao Poder Público e a Secretaria de Meio Ambiente tomar providências”.

A parlamentar disse que foi procurada pela síndica da galeria, onde aconteceu a queda, para que a denúncia fosse trazida ao plenário. “Tem mais três árvores na mesma situação naquela galeria. Ano passado, por exemplo, 132 árvores tombaram no Recife e até este ano, já foram 50. Há uma suspeita de que fungos e bactérias tenham tirado a sustentação da planta.” Ela também criticou o atendimento da Prefeitura. “As autoridades dão uma demonstração que é muito fácil, basta que as pessoas peçam e o Executivo faz a poda, mas essa não é a realidade.” E fez ainda um alerta. “Tive o cuidado de observar no Espinheiro e bairros vizinhos a quantidade de árvores que precisam ser podadas para evitar novas tragédias nesses lugares”.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente, o vereador Daniel Coelho (PV), disse que já estava atentoà situação. “Entraremos em contato com a Secretaria de Meio Ambiente para que ela diga como está a situação das árvores do Recife”.

Em 19.04.10, às 18h.