Vereadora comemora Semana da Alimentação Saudável

Autora do projeto de lei criando a Semana Municipal da Alimentação Saudável, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) comemorou na tarde desta terça-feira 22, a criação da lei por meio da sanção do Executivo. Agora é lei e a semana será comemorada de 31 de maio a 5 de junho, quando também se comemora a Semana Nacional da Alimentação Saudável. “A semana municipal deve ter a participação da coletividade, instituições de ensino e de empresários na elaboração da programação e divulgação da importância de uma alimentação saudável”.

A vereadora lembrou que no começo desse mês a Secretaria Estadual de Saúde promoveu atividades para celebrar a semana em homenagem ao Dia Mundial da Alimentação, criado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A data busca compreender problemas e soluções para erradicação da fome. “As Nações Unidas alertaram para o desperdício alimentar, uma das principais razões para que 842 milhões de pessoas continuem privadas de quantidades suficientes de alimentos. Alertou ainda para a importância de uma dieta equilibrada para combater o aumento da obesidade”.

Aimée Carvalho explicou que esse ano a organização internacional traz como tema Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutrição. Segundo dados divulgados quase 870 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de desnutrição crônica. Em Pernambuco, a secretaria Estadual de Saúde em conjunto com a UFPE, Centro Sabiá e Prefeitura do Recife, promoveram atividades durante a semana de comemorações. Ela disse que a alimentação saudável e os impactos dos agrotóxicos na saúde dos trabalhadores e consumidores dos alimentos foi o tema de abertura dos trabalhos. Ela disse ainda que até o final do ano haverá debates sobre alimentação saudável nas escolas municipais, além de visitas a locais de produção orgânica e de agricultura familiar. 

Amaro Cipriano Maguari (PSB) comentou a importância das pessoas saberem a origem dos alimentos. Segundo ele é preciso saber de onde vem esses alimentos. “Nem todos os locais de produção são saudáveis. A origem, onde são plantados, como se desenvolvem, determina se o alimento é ou não saudável. Em alguns locais não há controle de agrotóxicos, nem das águas com que são irrigados”.

 

Em 22.10.2013, às 17h38.