Vereadora comemora vinculação de conselho a Secretaria de Desenvolvimento Social

A vereadora Michele Collins (PP) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (16) para discutir o substitutivo de autoria da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa, da qual é presidente, ao projeto de lei do Executivo nº 50/2017. Aprovado em primeira discussão nesta tarde, a matéria visa vincular o Conselho Municipal de Política sobre Álcool e outras Drogas à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) da Prefeitura.

Pela votação do projeto, Michele Collins teceu, no plenário, agradecimentos a membros dos poderes Legislativo e Executivo, como o presidente da Câmara, o vereador Eduardo Marques (PSB), e a secretária da SDSDH, Ana Rita Suassuna. “Gostaria de expressar a nossa satisfação pela aprovação dessa matéria que altera o conselho municipal criado em 2007 pelo substitutivo feito na Comissão de Direitos Humanos. Antes, ele era vinculado à Secretaria de Saúde. Muitas vezes, muda a Secretaria ou o secretário e os conselhos ficam indo de um lado para o outro. Agora, o conselho vai estar ligado à política de drogas do município. Demos um grande passo na política de drogas hoje. Resolvemos um problema antigo.”

Em um aparte, o vereador Ivan Moraes (PSOL), membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, também comemorou a aprovação do substitutivo. “Essa não é uma demanda nova. O conselho existia na prática, mas não estava agindo de acordo com suas prerrogativas. Faltava esse documento. Aprovamos hoje um conselho forte, paritário, que vai dialogar o tempo inteiro com a gestão e garantir a participação da sociedade para podermos tratar da questão com racionalidade. É um conselho que se perenizará.”

Em 16.10.2017, às 17h02