Vereadora comenta fechamento do minizoológico do parque 13 de Maio

A ação do Ministério Público de Pernambuco, ocorrida em abril deste ano, que decretou o fechamento do minizoológico localizado no parque 13 de Maio. Esse foi o tema repercutido pela vereadora Michele Collins (PP) na tarde desta terça-feira, 01. “Trata-se de uma medida equivocada, já que a Audiência Pública realizada para discutir o futuro do zoológico não contou com a participação de várias entidades favoráveis à sua manutenção, a exemplo da Associação Amigos do Parque, bem como das pessoas envolvidas no tratamento daqueles animais”.

Michele Collins disse que o Ministério Público tomou essa decisão com base na lei estadual N° 14.639/2012 e na falta de licenciamento ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais – IBAMA. “Eu analisei essa matéria e notei que a regra não se aplica a zoológicos. O parque 13 de Maio possui aproximadamente 65 animais, como pássaros, iguanas e macacos”.

A vereadora ressaltou ainda que o espaço funciona há quase meia década no Recife. “Esse local é um dos principais pontos de lazer gratuitos dos recifenses. De acordo com os funcionários do parque o bem estar dos animais é uma das principais prioridades deles. E o Analista Ambiental do IBAMA, Edson Andrade, também constatou que os animais são bem tratados”.

A parlamentar encaminhou um ofício ao Ministério Público, para que a decisão seja reconsiderada. “Encaminhei ainda uma solicitação ao IBAMA, para realizar vistorias no local. Faço um apelo à Prefeitura para que o zoológico do parque 13 de Maio seja mantido”.

 

Em 01.07.2014, às 16h50