Vereadora defende formação de grupo para combater carroças com tração animal

A vereadora Goretti Queiroz (PSC) disse que somente a formação de um grupo com várias funções, envolvendo diversos órgãos públicos, poderá combater a circulação irregular do transporte de carroças puxadas por animais de grande porte, que transitam pelas ruas do Recife. “Eu estive hoje pela manhã no gabinete do secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, para pedir apoio a essa causa e ele já indicou nomes de diversas pessoas, de órgãos municipais, para compor o grupo”, afirmou, em reunião ordinária desta segunda-feira (2).

As carroças de tração animal são proibidas, no Recife, por força da Lei Municipal 17.978/2013, segundo a vereadora. “Além disso, o prefeito Geraldo Julio apresentou o decreto número 32.121/2019, em meados de fevereiro, com a regulamentação dessa lei. Mas até hoje, essa regulamentação não saiu do papel. Não conseguiu ser posta em prática. É lamentável”, afirmou. Ela disse que irá pedir apoio do Ministério Público para exigir o cumprimento da legislação.

O grupo para combater as carroças, na opinião da vereadora Goretti Queiroz, poderá ser formado por componentes da Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU), Centro de Vigilância Animal (CVA), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Pernambuco, Secretaria de Saúde do Recife, Adagro e Federação das Associações dos Órgãos de Defesa Animal. “Trata-se de uma ação que interessa não somente à área de trânsito, como também á saúde pública, aos direitos dos animais”, disse.

Goretti Queiroz aproveitou o discurso que fez na tarde  desta segunda-feira para elogiar a Prefeitura do Recife por ter conseguido retirar os ambulantes e barraqueiros que ficavam no entorno do Mercado de São José. Eles foram relocados para o Terminal de Santa Rita.


Em 02.09.2019, ás 16h.