Vereadora defende permanência da Chesf no Recife

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, a vereadora Aline Mariano (PSDB) repercutiu na Câmara o ato em defesa da permanência da Companhia Hidrelétrica do São Francisco no Nordeste. A mobilização foi na manhã desta segunda-feira (5) em frente à sede da empresa no Recife, e contou com a participação de funcionários, sindicalistas, deputados estaduais e federais, presidentes partidários, entre outros representantes da sociedade civil.

“Participei desse ato suprapartidário onde não existem interesses isolados, mas coletivos para que a empresa continue aqui, já que a Chesf foi recentemente transformada pelo Governo Federal em uma empresa subordinada à Eletrobrás. Ela perderá sua autonomia econômico-financeira regional e, sua diretoria sediada aqui, será transferida para o Rio de Janeiro. É importante que todas as instituições possam fortalecer esta luta para que a gente não perca a Chesf”.

Aline Mariano destacou ainda a importância econômica e cultural da empresa, da Sudene e do Banco do Nordeste como instituições regionalizadas que visam combater as desigualdades regionais e pessoais de renda, promovem a integração nacional do Brasil, investindo e realizando o desenvolvimento da Região Nordeste. “Temos a capacidade de continuar com a Chesf em nosso estado e representar muito bem o país. Não admitimos abrir mão desse patrimônio. Estarei presente em todos os atos e tenho certeza de que a Câmara também estará engajada nesta luta junto com a sociedade”.

História – A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), empresa geradora e distribuidora de energia para o Nordeste, com sede no Recife, foi fundada em 1948. Seu sistema de transmissão de energia possui 18 mil km, interliga os estados do Nordeste e conecta a Região aos sistemas do Sudeste (Furnas, Itaipú), Sul (Eletrosul) e Centro-Oeste (Eletronorte).  Ainda segundo dados apresentados pela vereadora, atualmente a Chesf emprega diretamente 5.535 pessoas, gera mais de 75 mil empregos indiretos na região e tem um patrimônio líquido de mais de R$ 12 bilhões.

Em 05.03.10, às 17h30.