Vereadora denuncia falta de condições em Colônia Penal Feminina

Após denúncias trazidas pela vereadora Isabella de Roldão (PDT), que participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa sobre as condições em que se encontram as mulheres apenadas, a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Recife, vereadora Michele Collins (PP), convocou uma comissão de vereadores, entres eles Jadeval de Lima (PTN), Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Isabella de Roldão para uma visita à Colônia Penal Feminina.

Michele relatou que pode constatar que as presas vivem em condições bastante precárias. “A última refeição do dia é servida às 16 horas e só na manhã do dia seguinte elas comem de novo. A estrutura carcerária é para 180 detentas, mas chega a abrigar de 800 a 900 mulheres. Há paredes com infiltração, ventiladores quebrados, baratas e escorpiões. O pior de tudo foi o corte na alimentação. Gostaria que o governador Paulo Câmara fizesse uma visita ao local”.

Isabella de Roldão aproveitou para reforçar a denúncia que trouxe da AL. Para ela, o que foi visto durante a visita é muito pior. “A visita dos vereadores foi avisada, imaginem se não tivesse sido. Aliás, devemos convocar nova visita sem aviso prévio”. Alfredo Santana (PRB) enfatizou que o sistema prisional brasileiro está falido e que não é só aqui no Estado que a situação é ruim. Jadeval de Lima lembrou que há mais de 10 anos as freiras doaram um prédio e que até hoje não foi incorporado ao patrimônio da Colônia Penal, o que poderia ajudar a resolver parte dos problemas.

 

Em 05/10/2015 às 17h11.