Vereadora destaca atenção às crianças

Questões que envolvem a vida das crianças brasileiras, no que diz respeito à educação e à exploração do trabalho infantil foram temas destacados pela vereadora Aimée Cavalho (PSB), na tarde desta segunda-feira, 03. Na tribuna da Casa de José Mariano, ela relatou dados que dão conta do aumento do uso da mão de obra de crianças, bem como enfatizou duas datas importantes celebradas neste domingo, dia 02: O Dia Internacional do livro e o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Sobre livros, a parlamentar destacou a  importância da leitura que “leva as crianças ao desenvolvimento pessoal,  estimula a criatividade,  possibilita  informação, amplia os conhecimentos  e, o mais importante,  é um agente transformador na vida dos pequenos”. Por isso, disse ela,  defendia as boas práticas direcionadas ao público infantil.   “Iniciativas como o Compaz,  servem de destaque quando falamos  de políticas públicas. As unidades oferecem bibliotecas  que, sem dúvida alguma, trarão um importante retorno à sociedade”.

Aimée Carvalho abordou, então, os dados do relatório “Cenário da Infância e a Adolescência no Brasil”, da Fundação Abrinq, que, segundo destacou, dão conta de um aumento significativo no número de crianças  entre cinco a nove anos  de idade, submetidas à prática do trabalho.  “Este mesmo estudo também apontou que  17 milhões de brasileiros que tem até 14 anos, vivem em domicílios de baixa  renda. Destas famílias, seis milhões ganham no máximo, 250 reais por mês”.

Para  a vereadora o trabalho infantil muitas vezes  é  difícil de ser combatido por ocorrer dentro de casa, no meio da família e de forma velada. Mas  lamentou ver nas ruas menores de idade nos semáforos, nas calçadas e nos transportes públicos trabalhando dia e noite.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo - A vereadora Aimée Carvalho lembrou a data  celebrada neste domingo, 02. “Em nosso país, esta é uma síndrome que atinge quase dois milhões de pessoas. Em  crianças, é mais comum que o diabetes, por exemplo. Não tenho dúvida de que precisamos somar esforços para oferecer qualidade de vida e políticas de inclusão para os autistas de nossa cidade”, finalizou.

Em 03.04.2017, às 16h14