Vereadora destaca pontos da resolução do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas

A vereadora Michele Collins (PP) fez alerta, na tarde desta terça-feira, 26, sobre pontos da resolução do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD), que está em discussão. Um dos pontos pretende proibir as comunidades terapêuticas de todo país de incluir a espiritualidade na recuperação de dependentes químicos. A medida do CONAD está prevista pra ser editada no mês de setembro. “Esse conselho criou um grupo de trabalho com a participação de representantes da sociedade civil, do qual faço parte, e de órgãos competentes para preparar um texto sobre o marco regulatório das comunidades terapêuticas no Brasil, mas preciso externar a minha preocupação quanto a este assunto”, destacou.

A vereadora destacou que muitas igrejas católicas e evangélicas matêm casas de recuperação. “As igrejas desenvolvem trabalhos voltados para atendimento aos dependentes químicos e nós que militamos na causa sabemos que o método funciona. O secretário Nacional de Políticas Sobre Drogas, Vitore Maximiano, precisa ter sensibilidade para não aprovar este ponto que trata da proibição da espiritualidade no tratamento. Também somos contra o ponto que também proíbe as 20 horas semanais do que chamamos da laborterapia que é o momento em que os dependentes produzem por meio do cultivo à horta, da elaboração da sua própria comida, entre outras atividades. É uma forma de ativar a mente”.

A vereadora ressaltou ainda que a “pregação da fé faz parte de um momento especial dentro dessas comunidades e essas pessoas também precisam produzir, trabalhar a mente e o corpo. É importante para a recuperação. Vamos trabalhar e mobilizar a bancada evangélica e pernambucana no Congresso Nacional para que esses pontos sejam revistos”, finalizou.


Em 26.08.2014, às 17h.