Vereadora faz alerta para baixo estoque em banco de leite

O baixo estoque de leite materno no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, foi o tema do pronunciamento da vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante a Reunião Plenária desta segunda, 2. De acordo com a parlamentar, o nível encontra-se crítico com apenas 24 litros, suficiente para quatro dias. O hospital precisa de uma média, por dia, de 6 litros de leite.

“Faço aqui um apelo para que qualquer mulher saudável e com produção em excesso de leite faça a doação. O leite possui anticorpos e fatores de proteção contra doenças que são essenciais para o desenvolvimento de bebês prematuros e de baixo peso internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e no alojamento Canguru do hospital”, disse. A parlamentar lembrou, ainda, que se a doadora residir na Região Metropolitana do Recife não é preciso se deslocar até a unidade hospitalar para fazer a doação. “Uma equipe pode ir até a casa dela para levar potes de coleta ou recolher o alimento. O agendamento é feito pelo telefone 3184-1690. No processo de coleta, a mulher deve higienizar as mãos antes e proteger a boca e a cabeça com um lenço. O insumo pode ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café”, ressaltou.

Outro ponto destacado por Aimée Carvalho foi a sanção da lei Nº 17.961/2014, de sua autoria, que institui no calendário oficial do Recife, o Dia Municipal do Aleitamento Materno e Doação do Leite Humano a ser lembrado em 1º de agosto. “Ou seja, no início da semana em que se comemora, também, o Dia Mundial do Aleitamento Materno. A data tem como propósito estimular no âmbito local, o debate coletivo, e assegurar o amplo conhecimento sobre a importância e benefícios do leite materno, promovendo a sensibilização das mulheres aptas à doação para a constituição de estoques nas maternidades e bancos de leite e hospitais localizados no Recife. Doe leite materno e alimente a vida de muitas crianças. Um litro de leite doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Leite é amor, doe”, finalizou.

Em 02.03.15 às 15h57.