Vereadora homenageia bombeiros militares

Os 123 anos do Corpo de Bombeiros de Pernambuco foram reverenciados numa sessão solene promovida pela vereadora Vera Lopes (PPS), na tarde desta quinta-feira (10) no Salão Nobre da Câmara Municipal. Uma placa comemorativa foi entregue pela parlamentar ao Comandante Geral da Instituição, Carlos Eduardo Casa Nova. Em Pernambuco, a corporação é formada por 2.260 militares que, além do combate ao incêndio, atuam em diversas funções como o resgate de pessoas e bens em situação de perigo e o transporte de órgãos para transplantes.

“Na passagem dessa data, vem à mente de todos nós a imagem destes heróis combatentes de todos os dias, em favor da segurança de nossas casas e nossas vidas. Essa segurança nos é garantida pela coragem, organização, preparo e disciplina dos integrantes desse segmento militar cujo front de batalha configura-se a toda hora em todos os dias”. A vereadora ressaltou ainda o papel supervisor da Liga Nacional de Bombeiros, a Ligabom, hoje também comandada pelo coronel Casa Nova. “Este bombeiro militar luta pelo aprimoramento técnico destes profissionais em todo o Brasil. Manifestamos nosso reconhecimento pelo trabalho dos oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar e agradecemos a todos a luta incessante em defesa de nossas vidas”.

Em seu discurso de agradecimento, o Comandante Geral, que está à frente da corporação desde 2007, falou do orgulho em pertencer à corporação há 28 anos e da importância da homenagem prestada pelo legislativo municipal. “Quando a sociedade, seja ela qual for, pára em homenagem aos bombeiros é sempre um ato de muita legitimidade, porque o Corpo de Bombeiros pertence ao povo. Ele nasceu das necessidades que a sociedade foi tendo”. O Corpo de Bombeiros de Pernambuco foi fundado em 20 de outubro de 1887. Na época, havia muitos problemas de incêndios nas embarcações que vinham da Europa e as empresas de seguro obrigaram as províncias a terem bombeiros.

Carlos Eduardo Casa Nova destacou ainda o sentimento de solidariedade e do trabalho em equipe dos profissionais e da necessidade de investimentos na instituição. “A arrecadação em 1995 começou com três milhões de reais. Ano passado quebramos o recorde e foram 42 milhões de reais. A gente faz um esforço muito grande junto ao Governo para que o investimento ocorra porque os equipamentos são muito caros. E a taxa de bombeiros serve para que a gente possa crescer, se multiplicar e atender a população”.

A solenidade foi presidida pelo vereador Jurandir Liberal (PT) que destacou o respeito que a Câmara Municipal tem pelo Corpo de Bombeiros de Pernambuco. “Uma das instituições mais respeitadas do País”. Participaram ainda da homenagem o subcomandante Geral Marcos Antonio da Silveira Alves e o secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Roldão Joaquim, que representou o governador Eduardo Campos .

Em 10.06.2010, às 17h45.