Vereadora lamenta falta de acessibilidade nos cinemas e teatros

Em 2008 foi sancionada a lei 17.424/2008 que dispõe sobre a adoção de legenda em exibições de peças teatrais e a vereadora Isabella de Roldão (PDT) lamentou hoje (6), na Tribuna, que a lei não está sendo aplicada nos cinemas e teatros do Recife e sugeriu, ainda, uma mudança no primeiro artigo.

“Numa feliz iniciativa do vereador Henrique Leite (PT), a lei 17.424/2008 foi sancionada na gestão do ex-prefeito João Paulo. Eu gostaria de sugerir que em seu artigo primeiro fosse modificada a frase: “legendas nas obras ou interpretação do texto correspondente em linguagem compreensível às pessoas com deficiência auditiva (LIBRAS)” para: “legendas e tradução de LIBRAS”, pois nem todo surdo conhece essa linguagem. Quero ressaltar também é uma tristeza ter uma lei sancionada e ainda não estar vigorando no Recife. Nossos teatros e cinemas não têm acessibilidade”.

Isabella de Roldão também citou que está elaborando uma proposta sobre acessibilidade para os deficientes auditivos nas portarias dos prédios. “As portarias dos prédios hoje, no Recife, não estão mais localizadas na frente dos edifícios. E como um porteiro vai liberar o acesso de um deficiente auditivo? Então, sugiro a colocação de um equipamento com câmera de vídeo do lado de fora para que o surdo possa fazer a leitura labial. Estamos estudando uma proposta para posteriormente apresentar ao Plenário ”.

Em 06.05.15 às 16h28.