Vereadora propõe transformar Tamarineira em Unidade de Conservação Ambiental

Líder da oposição na Casa, a vereadora Priscila Krause (DEM) também repercutiu a venda da área do Hospital Ulysses Pernambucano. Ela deu entrada em um projeto de lei que cria no local uma unidade de conservação ambiental, à semelhança do projeto do executivo que tramita na Casa e que transforma o Parque da Jaqueira, em unidade de conservação ambiental. A vereadora lembrou que a área é tombada desde 1992, por decreto do governo estadual.

Priscila Krause criticou a nota oficial da Arquidiocese de Olinda e Recife que fala não em construção de shopping, mais de um parque. “Na verdade esse parque já existe, basta a Prefeitura abri-lo. Não se pode confundir parque público com uso público. A nota fala ainda em construção de hospitais novos para retirar os pacientes dali. Tudo isso serve apenas para confundir a opinião pública”.

Priscila adiantou que tem cópias do decreto de 1992 tombando toda a área. Ela acredita que uma lei criando a unidade de conservação pode coibir a especulação e quem sabe criar impedimentos de uso futuro.

Luiz Eustáquio (PT) ressaltou que “o que está posto ali são interesses privados sobrepondo-se aos sociais”.  Para ele é preciso desenvolver, criar empregos, mas não se pode destruir um patrimônio, pois não há garantia de preservação da área.

Priscila disse esperar que a reunião com Dom Fernando Saburido abra espaço para o diálogo e para a possibilidade de reverter o processo.

Legislação – A área que abriga o Hospital da Tamarineira é considerada um IPAV, Imóvel de Preservação de Área Verde, e de acordo com a legislação municipal, o novo administrador do terreno terá que manter pelo menos 70% da área verde. O projeto inicial do empreendimento prevê a construção de 170 lojas no local.

Em 23.02.2010, às 18h25.