Vereadora quer criar Dia Municipal da Educação

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) quer instituir o Dia Municipal da Educação no Calendário Oficial do Município do Recife. Para isso, encaminhou o projeto de lei 6/2015, que já foi aprovado em plenário e será distribuído para as comissões temáticas. A data a ser comemorada, de acordo com a proposta, é 28 de abril de todos os anos, pois faz referência a um encontro de representantes de 180 países participantes do Fórum Mundial de Educação realizado entre 26 e 28 de abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal, onde foi assinado um documento no qual os países se comprometiam a não poupar esforços, políticos e financeiros, para que a Educação chegasse a todas as pessoas do planeta até o ano de 2015.

Este fórum, segundo justificou a vereadora, é considerado um marco para a educação global. “Foi ali que os países participantes assumiram o compromisso de atingirem os objetivos da Declaração de Jomtien, documento criado na Conferência Mundial sobre Educação para Todos, no ano de 1990, em Jomtien, Tailândia. Universalizar o acesso à educação e promover a equidade, ampliar os meios e o raio de ação da educação básica e propiciar um ambiente adequado à aprendizagem são alguns destes objetivos”, disse.

 

A vereadora apresentou, no projeto de lei, dados da representação da Unesco no Brasil. Eles dizem que o país apresentou os seguintes avanços nestas últimas duas décadas: o acesso ao ensino fundamental está quase universalizado, com 94,4% da população de 7 a 14 anos incluídos nesse nível de ensino; a proporção de jovens na idade própria que se encontra no ensino médio é mais que o dobro da existente em 1995, mostrando expressivo avanço no acesso à educação secundária; redução das taxas de analfabetismo entre jovens e adultos; aumento no acesso ao ensino superior.

 

Ela também argumentou que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) divulgado pelo Ministério da Educação, em 5 de setembro de 2014, Pernambuco obteve o maior crescimento no ensino médio entre todos os estados do país, O estado alcançou a nota 3,6 e subiu 12 posições no ranking nacional. Com o novo índice, empatou com Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais na quarta colocação, ficando apenas 0,2 ponto atrás de Goiás, primeiro lugar. A média de crescimento foi de 16,1% em comparação com o IDEB anterior. Pernambuco fica em primeiro lugar entre os estados do Nordeste e está a apenas 0,2 pontos de Goiás, o primeiro do Brasil, com 3,8 de IDEB. Pernambuco se destaca entre as seis unidades federativas que apresentaram crescimento nos seus índices, enquanto outros 16 estados apresentaram redução em suas notas. “Por acreditarmos na educação como um meio para garantir oportunidades iguais de acesso a melhores condições de vida e de trabalho, valorizando e reconhecendo quem se dedica à causa da Educação, seja docente, discente, comunidade escolar recifense, e quem quer que contribua sobre conteúdos educacionais, de modo a palmilhar um caminho de luz e espalhar saberes justificamos esse projeto”, afirmou.