Vereadora repercute os perigos da tuberculose

A tuberculose doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges, foi o tema do discurso da vereadora Aimée Carvalho (PSB) na tarde desta terça-feira,31. “Esse é um sério problema de saúde pública no Brasil, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificadas aproximadamente 80 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,6 mil mortes em decorrência da doença”.

A vereadora lembrou que o Brasil está no 16° lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). É a 4° causa de morte dentre as doenças infecciosas definidas dos pacientes com AIDS. “No ano passado foram registrados mais de 60.000 casos da doença, com coeficiente de incidência de 33,5 casos por 100 mil habitantes. Em 2013, haviam sido contabilizadas 71.123 infecções”.

Ela lembrou que esses números foram apresentados na Câmara dos Deputados durante sessão solene pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Com indicadores ainda considerados altos, o governo assumiu o compromisso de redução em 95% dos óbitos e em 90% do coeficiente de incidência da doença até 2035. “ De acordo com Carlos Basile, da Parceria Brasileira com a Tuberculose, é preocupante a redução da vacina contra a doença em postos de saúde, identificada no último mês em razão de problemas de abastecimento”.

Já segundo o Ministério da Saúde, a situação deverá ser regularizada até o início de abril. "Semana passada, foram entregues 18 mil doses e o resto delas seguem no começo de abril".  A vereadora disse que uma das estratégias consideradas essenciais para o controle do numero de casos da doença é o diagnóstico rápido da infecção. "A tuberculose ainda é um grande desafio, já que as taxas da doença são significativamente altas em dois grupos: a população carcerária e moradores e rua”.

Aimée Carvalho disse ainda que para chamar a atenção para a prevenção da tuberculose, a Secretaria de Saúde do Recife realiza campanha com o slogan: Tuberculose: Diagnosticar, tratar  e curar! Em alusão ao Dia Mundial de Combate à doença, ocorrido no último dia 24. “O público-alvo são moradores de rua. Eles receberão orientações gerais sobre a tuberculose. É importante lembrar que no Brasil o tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas sem melhoria das condições de vida e de um real acompanhamento da doença a cura não é fácil”.

 

Em 31.03.2015, às 18h15