Vereadora traz de volta CPI do lixo

A paralização da limpeza urbana do Recife desde o último dia 30, um protesto dos profissionais da Vital Engenharia, principal empresa responsável pela coleta dos resíduos sólidos da cidade, levou a vereadora Aline Mariano (PSDB) à tribuna da Casa, na tarde desta quarta-feira (7). A parlamentar disse que, na próxima semana, deverá colocar em votação o requerimento, de sua autoria, que pede a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar o problema do lixo.

“Estamos vendo o descaso da prefeitura. Pelo menos 1.200 toneladas foram acumuladas pelas ruas. É lamentável que, passados quase dois anos, o processo de licitação não esteja concluído. Desde 2008, a situação vem se arrastando. Na época, foi lançada a concorrência pública para contratação de empresas para efetuar o serviço, mas o edital foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado. Ano passado, outros quatro editais foram lançados e questionados pelo mesmo órgão”. Enquanto a licitação está suspensa, a Vital Engenharia presta serviços ao Executivo através de contratos temporários.

Aline Mariano disse ainda que o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Limpeza Urbana de Pernambuco (Sindlimp-PE) reivindica para os empregados da Vital melhorias como a redução da carga horária, fornecimento de água mineral aos profissionais e pagamento de hora extra. “Além disso, a mobilização lembrou a morte de um funcionário, no último dia 1, que passou mal e, segundo colegas, não teria recebido atendimento adequado por parte da empresa. Estarei convocando as empresas contratadas pela Prefeitura, a Emlurb, o sindicato e as autoridades envolvidas para uma reunião onde discutiremos o problema”.

O pronunciamento da parlamentar repercutiu no plenário. O vereador Daniel Coelho (PV) disse que o problema do lixo no Recife já deveria estar solucionado e que já foram dadas todas as chances para a prefeitura resolver a questão. Ele também se mostrou favorável a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o assunto. “Tem que ser feita uma investigação séria sobre o lixo, um problema que não se resolve há dois anos. A oposição foi paciente e ponderada até demais. Acho que já passou do ponto e essa é a hora de colocar essa CPI para votação. O povo do Recife tem que saber o posicionamento desta Casa.”

Mas em defesa da Prefeitura, o vice-líder do Governo na Casa, vereador Inácio Neto (PTN), disse que a função do Executivo é exigir que o contrato seja cumprido e não interferir na briga entre o sindicato e a empresa.

Aline Mariano aguarda também resposta ao pedido de informação solicitado ao Executivo, há cerca de 30 dias, pela bancada de oposição na Casa sobre a questão do lixo. “Caso a resposta chegue hoje, na próxima semana estarei colocando o meu requerimento em votação. Espero que possamos dar início à transparência desses contratos milionários com as empresas Vital e Andrade Guedes, algo que gira em torno de R$ 511 milhões de reais”.

Em 07.04.2010, às 16h55.