Vereadoras pedem políticas públicas mais eficazes para mulheres

Embora sejam maioria do eleitorado brasileiro, 51%, as mulheres ainda necessitam de um dia para serem lembradas e terem espaço para reivindicar respeito, políticas públicas e saúde integral. Apesar dos avanços a desigualdade de gênero é presença constante no dia a dia das mulheres. Na homenagem desta quarta-feira, 13, proposta por um vereador, Jayme Asfora (PMDB), mas coordenada pelas cinco vereadoras da Câmara do Recife, elas puderam fazer discursos temáticos e cada uma falou sobre um determinado tema, de forma orquestrada para ocupar espaços. No plenário, a presença maciça dos vereadores e a mesa presidida por uma parlamentar, Priscila Krause (DEM). Claro, não faltaram flores.

A irmã Aimeé (PSB) falou de seu orgulho em fazer parte da bancada feminina da Casa, destacando o papel importante que as mulheres desempenham nas mudanças implementadas na cidade. “É um orgulho ver tantas mulheres se destacando na política, nas artes, na economia. Coragem esforço e luta por sermos acima de tudo mulheres. Dedico esta homenagem àquelas que não têm destaque na sociedade, mas são fundamentais para o desenvolvimento dela”.

Aline Mariano (PSDB) ressaltou que apesar de pequena a bancada feminina é a maior da história desta Casa. Para ela, cinco vereadoras ainda não são suficientes. Lembrou a Constituição que prevê igualdade de direitos, mas na prática não acontece. “O fato de termos uma mulher na presidência não significa que está mudando. Segundo a ONU, a igualdade de gênero vai levar pelo menos 100 anos para acontecer, e isso nas democracias”.

 

Em 13.03.13, às 19h31.