Vereadores analisam momento político e econômico do país

Produto Interno Bruto, índices de inflação e de popularidade, carga tributária e programas sociais foram alguns dos assuntos levantados pelo vereador André Régis (PSDB) para analisar o atual momento econômico e político do Brasil, durante a reunião desta terça-feira, 14. O discurso repercutiu no plenário e vários vereadores se pronunciaram sobre o tema.

Segundo o parlamentar, números de uma pesquisa recente divulgada pela Folha de São Paulo apontam o apoio de 63% da população ao impeachment da presidente Dilma Roussef. “A conjuntura política mostra uma presidente sem fôlego para o restante do seu mandato. Indicadores apontam que a economia brasileira terá uma queda de 1% do PIB, assim como não há previsão de recuperação da economia para o próximo ano”. O vereador disse ainda que a população precisa pressionar e apoiar órgãos como a Polícia Federal e o Ministério Público e defendeu a investigação da presidente. “Ela não merece mais permanecer no cargo”.

Wanderson Florêncio (PSDB) também fez críticas ao atual governo federal e disse que as manifestações recentes das ruas revelam a insatisfação da população. “Reconhecemos os avanços do começo do governo Lula, mas todos eles hoje estão indo de água abaixo porque não se governa mais para o país. A população não quer mais essa prática corrupta que vem sendo a atual gestão”.

O vereador Jairo Britto (PT) saiu em defesa da presidente e fez comparações entre os governos do PSDB e do PT. “O PIB do País nos oito anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi de 1,5 trilhões de reais. No governo do PT, foi de 4,8 trilhões de reais. A taxa média anual de desemprego no governo FHC era de 12% e no do PT foi de 5%. Na educação, quatro projetos mudaram o País, o Prouni, o Pronatec, o Fies e o Ciência Sem Fronteiras”.

Henrique Leite (PT) destacou que o governo do PSDB teve o maior índice de inflação de todos os tempos e ninguém defendeu o impeachment do presidente. “Muita gente está desinformada sobre o impeachment. Criaram um jogo de contra informação que desestabiliza a população. Todo dia se cria um turno para tentar tirar Dilma. É preciso parar esta eleição e desmontar o palanque”.

Já o vereador Osmar Ricardo (PT) lembrou denúncias de corrupção em estados governados pelo partido tucano. “Em São Paulo, o escândalo do metrô vem desde a época de Mário Covas e não tem nenhum preso, porque o governo não deixa a Assembleia investigar. O discurso não é PT versus PT e sim PT versus PSDB”.

Marcos Menezes (DEM) elogiou o debate. “A Câmara mostra o nível elevado nessa discussão porque cada parlamentar pode defender a sua ideologia”. Ele fez um apelo à bancada do PT, para elaborar uma pauta das necessidades do município e pendências junto ao governo federal e apresentá-la ao ex-presidente Lula, que deve visitar Pernambuco no próximo dia 07.

Em 14.04.15 às 17h44.