Vereadores comemoram Dia do Líder Comunitário

Instituído por uma lei municipal proposta pela vereadora Priscila Krause (DEM), o Dia do Líder Comunitário foi lembrado hoje na Câmara do Recife. Michele Collins (PP) argumentou que a data, comerorada todo dia 15 de abril, trazia uma reflexão sobre a importância das lideranças comunitárias na luta por melhores condições de vida de comunidades populares e carentes.

A vereadora lembrou que muitas obras realizadas, algumas consideradas quase impossíveis de serem executadas, foram conquistadas pelas lideranças. “O líder é aquele que tem a capacidade de somar esforços e compartilhar, que conhece a realidade, que faz visitas domiciliares. Tem as características de saber ouvir, observar, acatar, mediar, e vontade de participar na melhoria das condições de vida das famílias mais pobres”.

Michele Collins lamentou que a imprensa não destacasse a atuação dos líderes comunitários como deveria. Para ela, a imprensa prefere valorizar determinados políticos, deixando de lado o papel das lideranças. “Eles contribuem para a existência do controle social na administração pública. Ele é o representante mais próximo do povo. É importante que o poder público reconheça as lideranças pelo trabalho prestado à sociedade”.

Almir Fernando (PCdoB) também elogiou a atuação dos líderes comunitários. Lembrou que o movimento comunitário nasceu pela necessidade de enfrentamento aos graves problemas da população mais carente. “A luta que no início buscava aluguéis mais baratos, moradia própria, infraestrutura urbana, água, energia requeria organizações capacitadas para reivindicar. Com o passar do tempo, a população organizada passou a compreender e identificar as raízes dos problemas sociais e passaram a discutir com mais profundidade questões como saúde pública, emprego, educação, moradia e cidadania. Assim, passou a ter inegável papel no cenário político”.

Aimeé Carvalho (PSB) disse que em poucas vezes a mídia destacava a atuação do líder comunitário e que ele é uma espécie de vereador das comunidade, para contar problemas, reivindicações e soluções para dos moradores.

 

Em 15.04.2013, às 17h15.