Vereadores confirmam denúncia sobre máquinas quebradas

A vereadora Aline Mariano voltou a repercutir em plenário a denúncia feita na terça-feira (9) sobre equipamentos quebrados na Maternidade Bandeira Filho. Ela e uma comissão parlamentar formada por Luiz Eustáquio (PT), Vera Lopes (PPS) e Daniel Coelho (PV) visitaram o hospital na manhã desta quarta-feira (10) e confirmaram a denúncia.

A máquina de pasteurização, que trata o leite materno coletado no local, está quebrada desde o dia 5 de janeiro, o que obriga os funcionários a levarem o material para ser pasteurizado em outras unidades de saúde. A direção do hospital afirmou que duas tomadas de preço já foram feitas para contratar o conserto dos equipamentos e que esta semana será feita a terceira tomada de preço. “Nós vereadores não vamos nos calar. Iremos apurar quantas denúncias tivermos, venham elas de funcionários ou da população. Vamos usar o espaço que temos para divulgar e cobrar melhores serviços”, garantiu Aline. “A partir desta denúncia não tenho dúvida de que a terceira tomada de preço será concluída e que este equipamento voltará a funcionar para dar um tratamento de qualidade a todas as usuárias que procuram aquele serviço”.

O vice-líder do governo, Inácio Neto (PTN) explicou que mesmo sem as máquinas o serviço continua sendo realizado. “Nenhuma criança ou mãe está desassistida apesar da quebra das máquinas. É feita a coleta do leite das mães que chegam à maternidade e depois as crianças que precisam têm este leite, que é devolvido já pasteurizado. Outras unidades estão fazendo o restante do processo”.

Para a doutora Vera Lopes isso não é suficiente. “Nossa preocupação é com o transporte deste leite. Em altas temperaturas, ele pode sofrer modificações, inclusive ser contaminado. É importantíssimo que se faça urgente o conserto destas máquinas”.

Em 10.03.03, às 17h.