Vereadores criticam gestão de transporte coletivo

A atuação do Grande Recife Consórcio de Transporte foi criticada pelo vereador Eurico Freire (REDE) durante a reunião ordinária desta terça-feira, 30, na Casa de José Mariano. Ele citou diversos problemas relatados por moradores de bairros como Ibura e Ipsep, usuários de ônibus nos terminais integrados de passageiros. “A reclamação é de que os passageiros ficaram sem as linhas antigas de ônibus que faziam um trajeto melhor e essa medida dificultou muito a vida dos trabalhadores, estudantes e de quem precisa se deslocar”, lamenta.

O parlamentar lembrou os constantes  apelos do vereador Almir Fernando (PCdoB) mostrando as dificuldades enfrentadas diariamente pelos moradores do Córrego do Euclides,  com a mudança no trajeto de algumas linhas de ônibus na comunidade. Ele ressaltou também a  lucidez demonstrada por Carlos Gueiros (PSB) quando questionava a eficácia da criação do Consórcio para gestão do transporte na cidade e Região Metropolitana.

Carlos Gueiros, por sua vez, ressaltou que a sua experiência  no assunto, o fez discutir muito e se  opor ao Consórcio da forma como foi criado. “Eu lutei demais nessa Casa, para que os poderes constitucionais do município não fossem entregues a um órgão  multifederativo da forma como foi entregue: ampla, geral e irrestrita. Sem nenhuma reserva”. No entanto, destaca o vereador, no “protocolo de intenção que foi aprovado,  um dos  diretores tem de ser indicado pelo prefeitura, justamente para que ocorra a interação entre esta Casa e o órgão. Mas desde que foi criado não há um só indicado do poder municipal. O nome é homologado pela prefeitura. Esta Casa pode reivindicar este cargo”.

Em 30.08.2016, às 12h02