Binário de Casa Amarela gera debate no plenário
O vereador Carlos Gueiros (PTB) trouxe o debate para o plenário. “Os binários, em geral, são executados com a distância de uma quadra, para que os usuários do sistema público de transporte não se desloquem a pé numa distância muito grande. Com o binário de Casa Amarela, os usuários de ônibus têm que se deslocar por mais de quatro quadras. E o tempo de viagem foi aumentada. Uma viagem que antes levava dez minutos passou para mais de uma hora”, afirmou. Segundo ele, são muitas as reclamações populares e é preciso saber se a população aprova as mudanças.
Em aparte, o vereador Augusto Carreras (PV) confirmou que os problemas de trânsito aumentaram com a instalação do binário. “Sou usuário do binário e acho que a população não o aprova. Devemos formular pedido aos dirigentes da CTTU para fazer estudo técnico referente a essa mudança”, disse. Ele se disponibilizou para acompanhar esse relatório do estudo, caso a CTTU venha a realizá-lo. Carlos Gueiros, em seguida, propôs a vinda de gestores municipais do setor de transporte e trânsito à Câmara Municipal do Recife para falar sobre o binário.
Liberato Costa Júnior (PMDB) parabenizou o pedido de fiscalização de trânsito, que faz parte do requerimento do vereador Almir Fernando (PCdoB). “Em geral, os requerimentos fazem pedidos pontuais, mas esse é mais abrangente”, disse. Almir disse que elaborou o pedido antes do recesso parlamentar, quando o binário ainda não tinha sido instalado. “Antes, o pedido tinha um objetivo, que era constatar os problemas do trânsito na área. Mas agora tem outro, que é o de saber se a população aprova a mudança”, disse.
Priscila Krause (DEM) afirmou que já solicitou informações sobre o binário e espera a resposta da Prefeitura do Recife até a próxima semana. “Constatei o problema em conjunto com a minha assessoria e pedi informações oficiais. Assim que eu o receber, posso disponibilizar os documentos para a Comissão de Transporte e Meio Ambiente do Recife”, disse.
Em 06.08.12, às 12h50.