Vereadores debatem carga e descarga de mercadorias

Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Transportes e Trânsito da Câmara, o vereador Daniel Coelho (PV), usou a tribuna do plenário, na tarde desta quarta-feira (24), para cobrar do Executivo o cumprimento da legislação que estabelece normas para carga e descarga de mercadorias no Recife. “A lei é de 1996, mas não vem sendo respeitada. Não há fiscalização nos horários de pico”.

Autor da lei, o vereador Carlos Gueiros (PTB), lembrou que o problema é antigo e que a legislação já passou por três governos (Jarbas Vasconcelos, Roberto Magalhães e João Paulo) sem que ela fosse regulamentada. “Digo isso para que não fique a ideia de que, como membro da bancada, estou criticando o governo atual. A doença vem de governos anteriores”. Gueiros disse ainda que, na época da aprovação do projeto, teve problemas com o Centro de Dirigentes Lojistas (CDL) e com os comerciantes porque eles alegavam que o abastecimento noturno iria aumentar os custos dos serviços. “Mas argumentei e mostrei que nos horários de  maior movimento nas ruas a demora na descarga eleva muito mais os custos da operação. As grandes cidades do mundo desenvolvido são abastecidas quando elas dormem e não quando estão acordadas”. 

 Vera Lopes (PPS) também repercutiu o assunto. Para a vereadora, não apenas os caminhões particulares obstruem as vias da cidade, mas também os do próprio Poder Executivo. “Um caminhão da Emlurb, que estava descarregando material na orla de Boa Viagem, transportava funcionários na carroceria. Isso é contra a lei e contra a saúde. Eles correm perigo e ainda podem ser vítimas de um acidente grave”.

Daniel Coelho disse ainda que a Comissão convidará o presidente da CTTU, Carlos Padilha, para participar de um debate com os vereadores sobre a regulamentação e o cumprimento da lei. “Não vamos aceitar que leis importantes como essa fiquem apenas no papel. Há 14 anos essa legislação está em vigor, mas o problema continua”. O encontro com Padilha ainda não tem data definida.

Em 24.03.2010, às 16h39.