Vereadores debatem pesquisa de intenção de voto

Nesta terça-feira (23), o resultado da primeira pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura do Recife, divulgado pelo instituto Ibope na segunda-feira (22), foi um dos principais assuntos debatidos na Câmara Municipal. O tema foi levado à tribuna primeiramente pelo vereador Jurandir Liberal (PT), mas foi comentado também pelos vereadores Marco Aurélio (PRTB), Osmar Ricardo (PT), Almir Fernando (PCdoB) e Gilberto Alves (PSD).

No pequeno expediente, Jurandir Liberal destacou a presença do candidato do Partido dos Trabalhadores, João Paulo, no primeiro lugar da pesquisa estimulada, que apresenta os nomes dos candidatos ao público. Com 27% das intenções de voto, João Paulo aparece em empate técnico com o candidato do PSB, Geraldo Julio, que alcançou 26%. Na pesquisa espontânea, que não apresenta os nomes dos candidatos, Geraldo Julio recebeu 12% das intenções, enquanto João Paulo ficou com 11%. Brancos e nulos somaram 15% das intenções na pesquisa estimulada e 27% na pesquisa espontânea.

“Acredito que, quando a população do Recife tomar consciência de quem são os candidatos, o número de brancos e nulos vai cair bastante. Pelo resultado inicial, a gente percebe que vai ter segundo turno. A pesquisa demonstra que João Paulo tem um resultado mais favorável entre os mais carentes”, avaliou Jurandir Liberal.

Em aparte, Marco Aurélio opinou que o desenvolvimento da campanha pode prejudicar o desempenho do candidato petista. Mais tarde, ao responder a Osmar Ricardo no grande expediente, o vereador reforçou sua análise. “As pessoas sabem que a campanha está muito fria, não entraram ainda no clima de campanha. Isso vai se resolver nas urnas”, disse.

Osmar Ricardo discursou tanto no pequeno como no grande expediente e teceu, em ambos os momentos, críticas à atual gestão municipal em áreas como a saúde, no que foi acompanhado por Jurandir Liberal.  O parlamentar fez, ainda, críticas à mobilidade e à situação dos cemitérios municipais.

Para Almir Fernando, as comparações entre as gestões anteriores e atuais devem ser colocadas em contexto. “A gente tem que ver o momento. Era um momento de vacas gordas. Agora, de vacas magras”, ponderou.

Líder do governo na Câmara, Gilberto Alves também defendeu o Executivo Municipal.  “A pesquisa foi revelada ontem. O Recife tem se transformado muito. Conseguimos fazer o bom no ruim. Vossa Excelência jamais vai encontrar um equipamento com a qualidade desta gestão nos 12 anos anteriores. Tenho certeza que o povo do Recife não quer voltar ao passado”, argumentou o vereador.

Em 23.08.2016, às 12h53